Emoções em Ação: Autoconhecimento e Aprendizagem
Resumo
O presente artigo teve como ponto de partida uma prática bem-sucedida, a partir do “Projeto Emoções em Ação: Autoconhecimento e Aprendizagem”. Esse projeto tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento do autoconhecimento, das habilidades socioemocionais e da compreensão das emoções e sentimentos dos estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Willy Roos, na cidade de Agudo - RS. A iniciativa é da professora regente da turma, primeira autora deste texto, em parceria com o Projeto Estamos Juntos da Fundação Antonio Meneghetti (FAM). Diante disso, a pesquisa teve como objetivo apresentar de maneira reflexiva as ações que estão sendo realizadas com esse projeto, problematizando o autoconhecimento e a aprendizagem de todos os envolvidos. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, com metodologia de “relato de experiência” (Mussi; Flores; Almeida, 2021), preconizou trabalhar aspectos subjetivos dos sujeitos a partir das emoções e dos sentimentos, observando pontos de emergência de transformações cognitivas e afetivas dos envolvidos no processo. Deste modo, este estudo teve como referencial teórico principal o Paradigma da Complexidade de Edgar Morin, que acredita que as emoções, os sentimentos, os processos de cognição e subjetivação estão profundamente tecidos no ato de viver-aprender. O princípio da teoria da Biologia do Conhecer, desenvolvido por Humberto Maturana e Francisco Varela (1980), também foi abordado na pesquisa, assim como o conceito de autopoiesis, que é uma contribuição importante desses dois autores para realçar o seu sentido de autoprodução. Sendo assim, acredita-se na potência transformadora de trabalhar com projetos nas escolas por promover um ambiente onde o autoconhecimento e a gestão emocional são prioridades, sendo possível criar condições mais favoráveis para a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos envolvidos a partir de diferentes metodologias.