TRILHANDO UM PERCURSO FORMATIVO AUTORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este trabalho traz evidencias de um percurso formativo autoral de uma professora de Educação Infantil em diálogo com infâncias e outras docências. Objetivou-se um trabalho com ateliês artísticos em quatro turmas enquanto professora itinerante da escola e assim, a oportunidade de aprender com as infâncias e professoras regentes nesses processos. Também surgiu a necessidade formativa para as professoras dessas turmas, desenvolvendo assim, através da metodologia dos Círculos dialógicos investigativo-formativos, encontros com diálogos, reflexões e registros sobre a prática pedagógica e experimentações práticas com montagem de espaços de brincar e ateliê artísticos para as professoras. Mesmo diante de inúmeros desafios encontrados no cotidiano da Educação Infantil, é possível que os docentes sejam oportunizadores de espaços de aprendizagens que suspendem a demarcação cronológica com as crianças, na medida em que refletem sobre sua prática e percebem-se como autores/as em seu cotidiano, indo além da rotina pré-estabelecida e aceitando os convites (auto)formativos que sua própria realidade apresenta.