PROJETO JOVENS CAMINHOS

UMA JORNADA PARA UMA NOVA PERSPECTIVA DE VIDA

Autores

Palavras-chave:

Artes, Tecnologia da Informação, Desenolvimento Humano

Resumo

Este artigo apresenta o projeto Jovens Caminhos, cujo objetivo é qualificar jovens e adultos de áreas periféricas e de baixa renda dos municípios de Mauá e Santo André (SP) em Tecnologia da Informação e/ou Arte (pintura artística, estamparia e grafite), aumentando seus potenciais de empregabilidade e geração de renda, despertando o interesse em aprofundar os estudos e conhecimentos nas respectivas áreas. A fim de alcançar este objetivo, foram oferecidas capacitações em Tecnologia da Informação e em Artes e, complementarmente, em Cidadania e Sustentabilidade Socioambiental, cujos conteúdos programáticos são apresentados neste artigo. Também são descritos e discutidos os resultados desse projeto, concluindo-se pela importância do despertar de cada jovem sobre a importância de assumirem o protagonismo da própria vida, criando-se perspectivas de vida para si, assim como para círculos familiares e de pessoas próximas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Cristina Carvalho, AMF/USP

Tereza Cristina Carvalho é Professora Associada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), eprofessora visitante na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne , Paris - França, e da Antonio Meneghetti Faculdade, RS - Brasil. É fundadora e coordenadora geral do LASSU (Laboratório de SustentabilidadeI), laboratório de pesquisa e ensino da EPUSP. Fundou e coordena o CEDIR-USP (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática) desde 2009. Foi assessora de TI da USP no período de 2010-2013 e diretora geral do CCE-USP (Centro de Computação Eletrônica) no período de 2006-2010. É Sloan Fellow 2002 pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Recebeu diversos prêmios referentes à Inovação Tecnológica e Sustentabilidade: Prêmio FECOMERCIO de Sustentabilidade (2013 e 2015), Inovação ARede (2013), Prêmio de Sustentabilidade nas categorias Tecnologia, Ambiente e Social (2013), Prêmio Mário Covas em Inovação do Governo do Estado de São Paulo (2008, 2009 e 2011) e Iniciativa Verde da Info Exame (2010). Hoje, coordena diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento para os sectores privado e público em Computação Verde, Eficiência Energética em TI, Governança de TI, Economia Circular aplicada em REEE (Residuos de Equipamentos Eletroeletrônicos), Sustentabilidade em Cadeias Produtivas, Cadeias Produtivas da Amazonia, Genoma Amazônico, Internet do Futuro, Computação em Nuvem, DMZ Científica e Segurança. Ela tem publicado diferentes livros e artigos científicos e tecnológicos em periódicos e conferencias nacionais e internacionais.

Ana Maria Luz, Instituto GEA

Formada em Comunicações pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA/USP); Mestra strictu senso em Ciência Ambiental pelo PROCAM/USP (Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo).

Possui curso de especialização em Educação Ambiental (Programas de Reciclagem) pela Boston University - Boston – EUA (1996/1997) e também em Economia Sustentável pelo Schumacher College (Devonshire, Inglaterra, 2005).

Atuou na CETESB/SMA(Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo) entre 1992 e 2000, na área de Educação Ambiental, onde foi responsável pela elaboração, implementação e coordenação do programa de minimização de resíduos das duas instituições – Projeto Jogo Limpo -, em parceria com Araci Martins Musolino. Fundadora do Instituto GEA-Ética e Meio Ambiente, OSCIP com finalidades ambientais, em 1999, de que foi vice-presidente,  de 1999 a 2003, e é a atual presidente, desde 2004.

Araci Musolino, Instituto GEA

Formada em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Trabalhou durante cerca de 10 anos na área de Educação Ambiental na CETESB/Secretaria de Estado do Meio Ambiente, tendo participado da comissão organizadora do evento “Do Rio às Ruas” e da equipe realizadora da pesquisa “Perfil do Infrator da Operação Rodízio” . Co-coordenadora do programa de minimização de resíduos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e CETESB, no período de 1997 a 1999. Presidente do Instituto GEA de 1999 a 2003, onde é atualmente a Coordenadora Técnica de Projetos.

Walter Akio Goya, LASSU - Laboratório de Sustentabilidade da USP

Pesquisador do Laboratório de Sustentabilidade da USP. Coordenador de Design/Implementação/Integração de Tecnologias Digitais em Sala de Aula e Formador de Professores no TLTL e atua em projetos de educação STEAM+CAi (da sigla em inglês traduzida livremente: Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática, + Computação e Inteligência Artificial) em diversos países, incluindo o Brasil. Antes do TLTL, trabalhou como pesquisador, consultor técnico e professor em projetos de extensão universitária e terceiro setor no Brasil, com foco no design e implementação de projetos sociais integrando tecnologia, computação e sustentabilidade. É mestre pelo programa de Instructional Technology & Media, da Faculdade de Educação da Universidade de Columbia, EUA e pelo programa de Engenharia da Computação da Universidade de São Paulo; especialista em Gestão da Aprendizagem pela Universidade Braz Cubas; licenciado em Matemática pela FIAR; e bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Seu trabalho está na intersecção de design de tecnologias educacionais/sequências didáticas, formação de professores em abordagens construcionista/maker/STEM e ensino de computação.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-01-27