HORTOTEC: CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM UMA PERSPECTIVA DE PROTAGONISMO INFANTIL
Palavras-chave:
Habilidades, Tecnologia Humana, protagonismo, ontopsicologia, ciênciaResumo
O presente relato é decorrente do projeto HortoTec, uma Feira de Ciência e Tecnologia aberta ao público, que acontece anualmente na Escola Nossa Senhora do Horto no município de Uruguaiana-RS. Nos detemos a apresentar a aplicação do projeto com estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A problemática que motivou o projeto está voltada a busca de uma metodologia que permitisse a ampliação do letramento científico e tecnológico de nossas crianças de forma a desenvolver habilidades que as capacitem para mediar a tecnologia e os tornem protagonistas no processo. O evento teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades que permitam, através de uma metodologia investigativa, o protagonismo e a apropriação do pensamento científico, promovendo a pesquisa, a troca de experiências e estimulando descobertas históricas, científicas e tecnológicas. A partir de uma visão ontopsicológica, faz-se uma análise de uma pedagogia que favoreça a manifestação das potencialidades dos estudantes, educando na busca de capacidades e condutas vencedoras. A partir da aplicação do projeto, foi possível perceber um maior engajamento dos estudantes em projetos de autoria própria, motivando a elaboração de conceitos e apropriação de conhecimentos, valorizando suas potencialidades.