Natureza e arte: uma experiência de cidadania na educação infantil
Resumo
Este trabalho é fruto de reflexões acerca da vida profissional da autora no CMEI Professor Osni Camargo Carvalho, Ctba-Pr e estudantil no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNESPAR – Campus Curitiba II – FAP. O trabalho tem como objetivo relatar e apresentar como um ambiente educativo forma cidadãos capazes de compreender e cumprir seus deveres pessoais e sociais através da execução de um projeto de ensino intitulado “Em nosso jardim crescem os girassóis”. Realizado no período de junho a dezembro de 2015, na educação infantil pública da cidade de Curitiba-PR. O conteúdo em questão refere-se a natureza, a arte, a vida, o eu e o outro. Para este relato de experiência, utilizam-se os registros do processo da aplicação do projeto. Para tanto, recorre-se a recortes de falas e fotografias que demonstram as aprendizagens e saberes do grupo de crianças do maternal III. As atividades propostas no projeto servem para desenvolver a observação, a investigação, a valorização da vida, a autonomia, as habilidades artísticas através do desenho e da percepção estética e a responsabilidade nas crianças. Como resultado, foi realizada uma exposição dos trabalhos das crianças para as famílias, a fim de que estas valorizem a produção dos pequenos, bem como efetivar a cidadania no espaço educativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.