Formação continuada em Ontopsicologia: significados e sentidos
Resumo
Neste artigo apresentam-se contribuições dos modos de apropriação do método ontopsicológico e os motivos que levaram professores do Ensino Superior a buscar essa formação. Tem por objetivo relatar os significados e sentidos atribuídos à formação em Ontopsicologia pelos profissionais que a compreendem e aplicam em atividades de sala de aula. A metodologia da pesquisa fundamenta-se no enfoque fenomenológico-hermenêutico e os participantes foram seis professores universitários, com idade e tempo de serviço variados. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista em profundidade, de caráter narrativo. Os resultados estão expressos em um mapa conceitual e contextualizados com fragmentos das falas dos entrevistados. Os dados apontam que o motivo básico que os levou à formação no método em estudo, se relaciona à busca existencial. Evidenciam a dimensão pessoal do professor como base para a qualidade do seu trabalho. Constata-se que a aplicabilidade do método permite ao professor ampliar a consciência de si mesmo e compreender a dinâmica da aula, por meio da leitura de campo semântico. Para os professores pesquisados, a formação continuada implica em mudanças contínuas no seu fazer, momento a momento em todas as esferas da vida. O professor que conquista sua autonomia, torna-se um profissional autêntico e, à medida que exterioriza aquilo que é, no amor ao seu “trabalho”, contribui intensamente para a ordem social de modo natural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.