Pedagogia ontopsicológica na prática de orientação de estágio em anos iniciais
Resumo
Investigamos as contribuições da pedagogia Ontopsicológica para a prática pedagógica no contexto formador de novos pedagogos e como estas refletem em sua prática na educação básica. Buscamos, com a pesquisa qualificar os processos ensino-aprendizagem na orientação dos estágios em Anos Iniciais no Ensino Superior e na Educação Básica. Utilizando das possibilidades metódicas dessa pedagogia entendemos ser possível compreender como os mecanismos inconscientes presenciam e interferem no processo de formação (momentos da orientação dos estágios em anos iniciais do ensino fundamental e nas práticas das acadêmicas – Educação Básica) considerando o crescimento pessoal, de aprendizagem e institucional. O objetivo geral da pesquisa foi identificar e analisar os princípios adquiridos desta nova abordagem pelo grupo de estagiárias durante a orientação de estágio e como esses princípios foram colocados em suas práticas na sala de aula da Educação Básica. Esta pesquisa é de cunho qualitativo indutivo/dedutivo, realizada com um grupo de seis acadêmicas em estágio de um curso de pedagogia em uma universidade pública. Os autores Meneghetti (2012, 2014), Giordani (2103, 2014), Vidor (1978), embasaram teoricamente este trabalho. A pesquisa evidenciou a insubstituível contribuição da pedagogia Ontopsicológica nas práticas pedagógicas em processos formativos nestes dois níveis de ensino investigados. Estes princípios elementares levam a uma visão e prática profissional transformando o fazer pedagogia nos mais diversos âmbitos da atuação profissional do pedagogo, considerando a formação integral do cidadão com autonomia apreendendo a partir de seu íntimo: protagonismo responsável, autoconfiança, autoconhecimento, autorrealização, construção do perfil, atitude e postura docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.