Direito à educação e novas tecnologias: a necessária formação para a cidadania
Resumo
O direito à educação é um direito fundamental e sua observância nos dias atuais depende de abarcar as tecnologias de informação e comunicação nos processos de aprendizagem. Aprender a filtrar um sem número de dados, assumir uma postura crítica com relação ao que é veiculado no ambiente virtual, bem como, acessar informações que podem ser usadas para incrementar a participação cidadã, é indispensável na sociedade em rede. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo compreender de que forma as novas tecnologias podem ajudar na formação de cidadãos autônomos e participativos nos assuntos da comunidade na qual estão inseridos. Como método de abordagem, utilizou-se o dedutivo, já que apresenta lógica descendente, partindo de concepções gerais para as específicas. Além disso, como técnica de pesquisa, foi utilizada a bibliográfica, na revisão de produção acadêmica sobre o tema. Por fim, concluiu-se que as tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a formação cívica das pessoas, tanto no que diz respeito ao acesso de forma facilitada a informações, quanto no que concerne ao uso de plataformas colaborativas que reúnem dados sobre as cidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.