Pedagogia ontopsicológica, desenvolvimento da personalidade e formação de jovens na universidade
Resumo
Nesta pesquisa investiga-se como a pedagogia ontopsicológica contribui para a formação pessoal e profissional de jovens universitários. Participaram dela 49 estudantes de Administração, Sistemas de Informação e Direito. É uma pesquisa exploratória/empírica, de abordagem quantitativo-qualitativa, com estudo de caso. Aplicaram-se três testes quantitativos em dois momentos: ao ingresso na graduação e decorridos nove meses, quais sejam: Inventário dos Cinco Grande Fatores de Personalidade; Escala da Existência de Längle; Teste Forma Mentis. Foi aplicado também um questionário qualitativo para conhecer os significados e sentidos dos sujeitos que obtiveram maior resultado de significância estatística nas aplicações dos três testes quantitativos. Realizaram-se análises estatísticas e de conteúdo. Conclui-se que a pedagogia ontopsicológica contribui com resultados no aspecto psicológico dos jovens, pois a dinâmica de desenvolvimento da personalidade durante o período estudado existe e auxilia no desenvolvimento sadio pessoal, existencial e profissional dos jovens.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.