Empreendedorismo e criatividade em ação: trajetória exitosa na formação do jovem “protagonista responsável”
Resumo
O presente relato descreve uma trajetória de investimento pessoal como professora, facilitadora, mediadora de aprendizagem para mudança e evolução em função do desenvolvimento individual e coletivo, seja no ambiente empresarial, acadêmico e/ou escolar. A criatividade e inovação se apresentam como resultados de trabalho e estudos, em ambientes diversos, junto a públicos também diferenciados, em contextos específicos. A partir do conhecimento acumulado, das experimentações e oportunidades chega-se à necessidade de formalizar e compartilhar o apreendido. Evidencia-se os resultados expressos pelos estudantes de empreendedorismo do IFSC Campus Gaspar no último semestre letivo – 2015.2 reconhecendo que é uma metodologia a ser amadurecida e formalizada para futuras multiplicações, pois embasada na Pedagogia Ontopsicológica, que requer atualização de contexto, público e objetivos, momento a momento. Reconhecemos a forte influência exercida pelos operadores sociais, neste caso professora de empreendedorismo, e os resultados declarados pelos estudantes, pois a mera repetição de conteúdos ou formatos não faz mais contato de desafio ou aprendizagem entre os alunos contemporâneos. A exatidão do operador social, representada pela satisfação na atuação profissional e contínua aprendizagem, precisa ser construída e resgatada diariamente a fim de alcançar êxito em seu escopo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.