Educação e critério ético do ser humano: a pedagogia ontopsicológica aplicada na formação profissional do jovem do curso de direito
Resumo
Na proporção em que a autorrealização do homem é frustrada, o sujeito sofre com a angústia. A pedagogia ontopsicológica possui o objetivo de educar a criança e envolvê-la na caminhada pela realização do seu potencial, ajudando a identificar o Em Si ôntico e iniciar a autenticação própria enquanto ser humano. O estudo elucida o modo como agem e se comportam os jovens na atualidade, delineando ideologias de comportamento que são absorvidas pela massa juvenil e executadas como verdades existências e escopos de vida. Em cotejo a esta explanação, o autor do presente artigo expõe sua caminhada profissional e pessoal percorrida ao longo de seus 20 anos de idade. Os fundamentos para tanto, possuem vertente no conhecimento de autores como Aristóteles e Margherita Carotenudo, mas, principalmente, nos de Antonio Meneghetti, que dirige o estudo em profundas reflexões sobre o assunto. A pesquisa para fundamentar o presente artigo possui cunho teórico-aplicado, que conta com um corpus de análise composto por livros e depoimentos. Em suma, a proposta principal do trabalho é demonstrar a influência da ontopsicologia na pedagogia para a formação do jovem, bem como de demonstrá-la em estudo de caso, no qual a formação ontopsicológica conduz a formação jurídica do acadêmico de direito.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.