Memória e trabalho no circo teatro
Resumo
Este estudo apresenta uma reflexão sobre a preservação da memória como forma de conservação das tradições familiares e dos saberes de ofício no espaço do circo e, em particular, do teatro itinerante. A metodologia adotada centra-se na revisão bibliográfica dos principais elementos envolvidos como memória, teatro e o Teatro Serelepe. O objetivo principal deste trabalho é demonstrar que, no universo circense, a memória é atribuída aos mais velhos e, a partir deles, a memória do fazer artístico adquire importância. Neste sentido, a valorização do trabalho dá-se de maneira significativa, de modo que todos os indivíduos permanecem trabalhando, sendo autossustentáveis, relevantes para si e para o grupo em que estão atuando, compartilhando os seus saberes. Entende-se que, nesse universo, o fazer laboral representa uma atribuição individual que dá sentido à pessoa vinculando-a ao grupo, permitindo o diálogo entre ambos, frutificando experiências, progressão e crescimento mútuos, o que deve conduzir à formação de sujeitos autônomos para si e funcionais para o grupo em conformidade com os pressupostos ontopsicológicos.
Downloads
Referências
BERGSON, H. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, s/d.
BERTHOLD, M. História mundial do teatro. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
LE GOFF, J. História e memória. 4.ed. Tradução: Bernardo Leitão. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1996.
MAGNANI, J.G.C. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. 3.ed. São Paulo: Hucitec/UNESP, 2003.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
PIMENTA, D. A dramaturgia circense: conformação, persistência e transformações, 2009, 191 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009.
SANTOS, E. Entre risos e lágrimas. Os Serelepes e a memória do teatro itinerante. 2013, 252 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2013.
SILVA, E. O circo: sua arte e seus saberes: O circo no Brasil do final do Século XIX a meados do XX, 1996, 172 f. Dissertação (Mestrado em Нistória) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.