Feira de literatura no espaço escolar: o letramento literário como prática social
Resumo
RESUMO
Este trabalho é resultado de uma pesquisa-ação realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé/RS, no período de janeiro de 2016 a março de 2018. Trata sobre o planejamento e realização de Feira de Literatura com alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino, na cidade de Itaqui/RS, Tem por objetivo descrever, analisar e propor a aplicação de uma proposta envolvendo a dramatização de obras consagradas da Literatura Brasileira, como estratégia de letramento literário e de integração entre a escola e a sociedade. O presente trabalho se justifica à medida que percebi a desmotivação dos alunos com a leitura de obras literárias consideradas significativas para o seu aprimoramento cultural e presentes no plano de trabalho da série. Assim, constatei a necessidade de buscar estratégias diferenciadas para aproximar os alunos dessas leituras, oportunizando o seu protagonismo, o desenvolvimento de suas habilidades criativas e, por conseguinte, a participação em um trabalho artístico e colaborativo a partir das leituras realizadas. Para tal, promovi momentos sistemáticos de seleção e leitura de obras literárias, de discussão na turma e de planejamento contínuo das atividades, a fim de realizar esse evento literário na escola. Como fundamentação teórica, discutiu-se sobre algumas especificidades da Literatura, por meio de Candido (1995), de Lajolo (2001), de Todorov (2009); a leitura literária, através de Langlade (2013), de Jouve (2013), de Rouxel (2013a), de Petit (2008); o letramento literário, com Soares (1998), Cosson (2014), Kleiman (2007). Considerou-se sobre a Literatura no ensino médio e a importância do professor como mediador de leitura, com as contribuições de Bordini & Aguiar (1988), Colomer (2007), Meier (2011). Destacou-se a importância de eventos literários para a formação de leitores, com Rösing (2007), Fernandes (2014). Em um segundo momento, descrevi o processo de planejamento e realização da Feira de Literatura no espaço escolar, apresentando a minha avaliação, dos alunos e as repercussões da Feira na comunidade local. A última etapa da pesquisa consistiu na análise e reflexão teórica sobre o projeto de intervenção aplicado, tomando-se como base os resultados de sua prática em 2016 e definindo o produto pedagógico ao final desta dissertação, que permite a divulgação da iniciativa diferenciada com alunos do ensino médio em relação à leitura de obras consagradas da Literatura Brasileira. Os resultados da pesquisa demonstraram a importância da promoção de uma Feira de Literatura na escola enquanto estratégia de letramento literário, assim como da função do professor como mediador, possibilitando dessa forma uma interação significativa dos jovens alunos com a leitura literária.
Palavras-chave: Feira do livro escolar, Literatura Brasileira, ensino médio, formação do leitor, letramento literário.
Downloads
Referências
Como fundamentação teórica, discutiu-se sobre algumas especificidades da Literatura, por meio de Candido (1995), de Lajolo (2001), de Todorov (2009); a leitura literária, através de Langlade (2013), de Jouve (2013), de Rouxel (2013a), de Petit (2008); o letramento literário, com Soares (1998), Cosson (2014), Kleiman (2007). Considerou-se sobre a Literatura no ensino médio e a importância do professor como mediador de leitura, com as contribuições de Bordini & Aguiar (1988), Colomer (2007), Meier (2011). Destacou-se a importância de eventos literários para a formação de leitores, com Rösing (2007), Fernandes (2014).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.