Oficinas Criativas: a arte como ponte entre o ser humano e a vida.
Resumo
Este estudo apresenta reflexões sobre de que modo a atividade artística pode ser realizada para aproximar o homem de sua essência, motivando-o a ter uma nova postura em relação a si mesmo e à vida. A expressividade artística é um meio de raciocínio que envolve a percepção do próprio corpo, das emoções e sensações, e pode sinalizar passagens para o desenvolvimento positivo do ser humano, através da prática de diferentes atividades promissoras para o bem estar. Considera-se que a arte é a ponte para a consciência, pois estimula a curiosidade e a criatividade, gerando uma novidade de compreensão da própria vida. O objetivo geral é abordar a atividade artística no panorama do tema da responsabilidade e dever da pessoa, previsto no III Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura. Em específico, o objetivo é apresentar as questões relacionadas aos fundamentos do fazer artístico inerentes à criatividade que sejam um meio de compreensão do Em Si do Ser. Justifica-se este estudo ao comprovar-se o potencial criativo do ser humano que pode ser ampliado com a educação à estética, com a prática dos sentidos e do modo de pensar o mundo da natureza interior e exterior, afinando a sensibilidade. A atividade com a arte, através de oficinas criativas, oferece, como resultado, a possibilidade de abrir caminhos para o reencontro do ser humano consigo mesmo, na conquista gradativa do seu potencial natural, que permite avançar a consciência aprimorando um estilo de vida em sintonia com a própria personalidade.
Downloads
Referências
BOSI, A. Reflexões sobre a Arte. São Paulo: Ática, 1995.
GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993.
MENEGHETTI, A. Prontuário Imagógico. Porto Alegre: Psicológica Editrice do Brasil, 1986.
. O Em Si da arte e da criatividade. Porto Alegre: Psicologica Editrice do Brasil, 1996.
. A imagem e o inconsciente. Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
. O Em Si do homem. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.
OSTROWER, F. A sensibilidade do Intelecto. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
PAIN, S.; JARREAU, G. Teoria e Técnica da Arteterapia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
QUADROS, O. J. de. Estética. Porto Alegre: Acadêmica, 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.