Análise da aprendizagem baseada em problemas no ensino da tecnologia da informação com o auxílio da ontopsicologia

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão acerca de Aprendizagem Baseada em Problema (PBL) e Inovação Educacional, buscando estabelecer relações significativas entre essas duas variáveis, a fim de identificar se há ou não inovação quanto à aplicação da PBL no processo de ensino. O arcabouço desta construção tem como objeto de reflexão a atual situação do ensino nas suas diferentes modalidades, que nos últimos anos sofrem com críticas negativas a respeito de sua qualidade e eficácia. Essa pesquisa trata-se de uma revisão sistemática da literatura, caracterizada como qualitativa de cunho exploratório descritivo. Para sua efetivação, foi realizada uma análise descritiva e bibliométrica em vinte e um artigos da base de dados SCOPUS. Evidenciou-se que a PBL, apesar de não ser atual, propõe um repensar os métodos tradicionais de ensino, bem como sugere inovação nas práticas-pedagógicas, desde que, está esteja planejada dentro dos critérios norteadores já pré-estabelecidos para área, ou seja, que atendam à indicadores de inovação educacional, e que estejam em concordância com o contexto aplicado. Diante deste contexto faz-se uma análise do uso da Ontopsicologia para os alunos dos cursos de tecnologia da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Sarturi Prass, Faculdade Antonio Menegetti

Doutorando em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, participante do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC). Mestre em Ciência da Computação na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2012). Graduado em Sistema de Informação pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2003). Atualmente é Coordenador do Curso de Sistemas de Informação na Antonio Meneghetti Faculdade e professor nos cursos de Sistemas de Informação e Administração nesta mesma instituição. CEO das empresas FP2 Tecnologia e Any3 Gestão. Tem experiência na área de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Banco de Dados, Engenharia de Software, Processos de Software, Gerência de Projetos.

Referências

CARDOSO, I. M. Métodos ativos de aprendizagem: o uso do aprendizado baseado em problemas no ensino de logística e transportes. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.

LOU, S. J.; SHIH, R. C.; DIEZ, C.R.; TSENG, K. H. The impact of problem-based learning strategies on STEM knowledge integration and attitudes: an exploratory study among female taiwanese senior high school students. International Journal of Technology and Design Education, v. 21, n.2, p.195-215, 2011.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

WILIAMS, P. J.; IGLESIAS, J.; BARAK, M. Problem based learning: application to technology education three countries. International Journal of Technology and Design Education, v. 18, p. 319–335, 2008.

YEO, R. Problem-based learning: lessons for administrations, educators and learners. Internation Journal of Education Management, v. 19, n. 7, p. 541-551, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-01