Análise da aprendizagem baseada em problemas no ensino da tecnologia da informação com o auxílio da ontopsicologia
Resumo
Este trabalho apresenta uma discussão acerca de Aprendizagem Baseada em Problema (PBL) e Inovação Educacional, buscando estabelecer relações significativas entre essas duas variáveis, a fim de identificar se há ou não inovação quanto à aplicação da PBL no processo de ensino. O arcabouço desta construção tem como objeto de reflexão a atual situação do ensino nas suas diferentes modalidades, que nos últimos anos sofrem com críticas negativas a respeito de sua qualidade e eficácia. Essa pesquisa trata-se de uma revisão sistemática da literatura, caracterizada como qualitativa de cunho exploratório descritivo. Para sua efetivação, foi realizada uma análise descritiva e bibliométrica em vinte e um artigos da base de dados SCOPUS. Evidenciou-se que a PBL, apesar de não ser atual, propõe um repensar os métodos tradicionais de ensino, bem como sugere inovação nas práticas-pedagógicas, desde que, está esteja planejada dentro dos critérios norteadores já pré-estabelecidos para área, ou seja, que atendam à indicadores de inovação educacional, e que estejam em concordância com o contexto aplicado. Diante deste contexto faz-se uma análise do uso da Ontopsicologia para os alunos dos cursos de tecnologia da informação.
Downloads
Referências
CARDOSO, I. M. Métodos ativos de aprendizagem: o uso do aprendizado baseado em problemas no ensino de logística e transportes. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
LOU, S. J.; SHIH, R. C.; DIEZ, C.R.; TSENG, K. H. The impact of problem-based learning strategies on STEM knowledge integration and attitudes: an exploratory study among female taiwanese senior high school students. International Journal of Technology and Design Education, v. 21, n.2, p.195-215, 2011.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
WILIAMS, P. J.; IGLESIAS, J.; BARAK, M. Problem based learning: application to technology education three countries. International Journal of Technology and Design Education, v. 18, p. 319–335, 2008.
YEO, R. Problem-based learning: lessons for administrations, educators and learners. Internation Journal of Education Management, v. 19, n. 7, p. 541-551, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.