Formação de professores do ensino superior: ser, saber e fazer
Resumo
O presente texto discute os conceitos de formação de professores no ensino superior, com ênfase nas considerações de ser, saber e fazer. Para isso, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores no âmbito da formação de professores. Quanto aos métodos, a pesquisa se trata de um estudo bibliográfico com os principais escritores da área de formação de professores no ensino superior. Também foram realizadas descrições considerando a experiência profissional na área de educação superior da pesquisadora. Após as discussões do trabalho conclui-se que a formação de professores no ensino superior se dá de maneira contínua, na prática da atividade, com a formação do saber e do saber-fazer. Para que façamos uma formação baseada no saber - ser é preciso ser dinâmico, é necessário tornar-se a cada dia a excelência de si mesmo.
Downloads
Referências
BEHRENS, M. A. O Paradigma emergente e a prática pedagógica. 6. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
FERRY, G. Pedagogia de la formacion. Universidad de Buenos Aires, 2014.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GARCIA. M. G. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1995.
GEHARDT. T. E; SILVEIRA. D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFGRS Editora, 2009.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010b.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
MENEGHETTI, A. O Projeto Homem. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.
SOARES, J. O miricismo cotidiano. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti. Restinga Seca. v.8, n. 12, p. 174-176, ago. 2018.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petropólis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.