Administração de si com proporção estética
Resumo
Finaliza-se o quarto módulo do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF com a proposta para Pequena Tese, de compreender a estética como ética do viver humano para uma existência realizadora. Os objetivos específicos foram desdobrados na conceituação de prazer como necessidade humana, estética como característica do Em Si ôntico e arte como alcance de realização. Para tal foi feita uma revisão bibliográfica com tipologia de pesquisa exploratória, descritiva. No sucesso econômico se funda e se amplia a possibilidade de realização estética, pois a busca da perfeição é dever de resposta ao projeto de natureza. Tais aspectos possibilitam concluir que a maturidade é um processo decidido e buscado, diariamente, no prazer de fazer bem as próprias coisas, também como alegria em compartilhar uma existência sustentada sobre valores humanos. A vida é dom e construção, e crescimento é conquista daquele que compreende o jogo em tempo de realização da proporção.
Downloads
Referências
A Formação Humanista de Jovens como garantia de sustentabilidade, Identidade e Protagonismo civil. PRONAC nº 098244/ABO – Recanto Maestro. Associação Brasileira de Ontopsicologia, 2011.
CAMPUS, Manuel. Business na arte e personalidade do artista. (p.139-155) In: Bussiness Intuition. Tradução e organização FOIL – São Paulo: FOIL, 2007.
CAROTENUTO, Margherita. A Paidéia Ôntica: dos Sumérios a Meneghetti. Recanto Maestro – São João do Polêsine – RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
MENEGHETTI, Antônio (1936-2013). Em Si da arte e criatividade. Porto Alegre: Psicológica Editrice do Brasil, 1996.
_______. OntoArte - Arte do Ser. Aulia Esper e Darci José Dalboso (org. Brasil). Porto Alegre: ELO, 1999.
_______. OntoArte: O Em Si da Arte. Florianópolis: Ontopsicológica Editrice, 2003.
________. Residence em Moscou. 2. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editrice, 2005.
________. Intelecto e personalidade. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editrice, 2006.
________. A crise das democracias contemporâneas. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editrice, 2007.
_______ . Humanismo e Ontopsicologia. In: Saber Humano. Ed. Especial AMF. Set. 2011. Ano 1. (p.28 a 35).
_________. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Ed., 2010.
_________. O projeto homem. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2011.
_________. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
__________. A arte de viver dos sábios. 4. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica, 2012a.
__________. Genoma ôntico. 3.ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
___________. A psicologia do Líder. 5.ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013a.
___________. Psicologia Empresarial. São Paulo, SP: FOIL, 2013c.
___________. Da consciência ao ser: como impostar a filosofia do futuro. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014a.
___________. Do Humanismo Histórico ao Humanismo Perene. Recanto Maestro, Restinga Seca, RS: Ontopsicologia Editora Universitária, 2014b.
___________. Campo Semântico. 4.ed. . Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015a.
___________. Arte, sonho e sociedade. Recanto Maestro, Restinga Seca, RS: Ontopsicologia Editora Universitária, 2015b.
___________. O Residence Ontopsicológico. 4.ed. rev. Atual. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2016.
Nova Ontopsicologia: 35 anos. Revista semestral n.2-2007/1-2008. Ano XXV. Março 2008.
OSTROWER, Fayga (1920-2001). Universos da arte. 1.ed. Campinas, SP: Editora da Unicampi, 2013.
VIDOR, Alécio. A Epistemologia Interdisciplinar: O Homem e seu Conhecimento. UFSM, RS: Editora Pallotti, s/ano.
VIDOR, Alécio. Opinião ou Ciência: tecnologia x vida. Recanto Maestro – São João do Polêsine – RS: Ontopscológica Editora Universitária, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.