Proposta de capacitação de professores para inserção de atividades psicomotoras como facilitador da aprendizagem na fase escolar: estudo prospectivo
Resumo
A criança tem seu desenvolvimento motor e cognitivo influenciado pela qualidade das atividades e experiências vivenciadas no seu cotidiano, aprendendo quando desenvolve habilidades para realizar tarefas e resolver problemas, utilizando o conhecimento adquirido no decorrer do processo de aprendizagem. Precedeu esse processo, um longo período de aquisições motoras, as quais vão servir de apoio às aprendizagens formais. Justifica-se esse trabalho, por observar-se que, hoje, as crianças apresentam seu desenvolvimento neuropsicomotor, aquém de suas capacidades e habilidades, o que poderia comprometer o próprio processo das aprendizagens cognitivas. O objetivo do presente estudo é capacitar professores regentes de classe para a aplicação de atividades psicomotoras visando facilitar a aprendizagem formal de escolares, por meio de uma pesquisa prospectiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.