Acessibilidade nos presídios brasileiros: um direito dos apenados com necessidades especiais - anos - 2016/2017
Resumo
As pessoas com necessidades especiais enfrentam diariamente limitações em sua vida e geralmente estão relacionadas a problemas de acessibilidade. Segundo a Convenção da ONU, a acessibilidade, assegura às pessoas com deficiência ter acesso, em igualdade de oportunidade com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, a informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias, se não permitidas essas condições ao exercício da autonomia e a participação social do sujeito, pode interferir ou prejudicar no seu desenvolvimento ocupacional, cognitivo e psicológico, contribuindo para a sua exclusão social. O presente estudo teve como objetivo comparar e buscar o número de pessoas com necessidades especiais que estão residindo nos presídios e o tipo de atendimento que estes recebem, para verificar a realidade arquitetônica dos presídios, refletindo e discutindo sobre o sistema prisional, identificando as formações profissionais dos agentes penitenciários que trabalham com apenados com necessidades especiais, conferindo se os direitos humanos destas pessoas estão assegurados nos presídios selecionados. Concluímos, que os direitos humanos, geralmente, não estão sendo aplicados no contexto dos presídios pesquisados, no que diz respeito à acessibilidade das pessoas com necessidades especiais, garantindo condições mínimas necessárias à integridade física e moral dos apenados.
Downloads
Referências
AINSCOW, M. Understandind the development of inclusive schools. London: Falmer Press, 1999.
ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DISPONÍVEL EM: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_93.pdf>. Acesso em 24 de setembro de 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma Concepção Multicultural de Direitos Humanos. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/boaventura/boaventura_dh.htm > Acesso em 13. ago. 2013
SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 2. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002, p.27 e 2003, p. 33.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.