Mandala como ferramenta pedagógica na educação infantil
Resumo
Este presente trabalho tem como objetivo apresentar a “mandala” (elemento étnico da cultura indígena), como forma de valorização desses sujeitos históricos e de sua construção social, buscando resgatar os significados dessa abordagem, de modo a utilizar desse elemento, como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. Este texto tem como referência o projeto intitulado “Mandalas: aspectos culturais indígenas”, elaborado e executado nas turmas de Pré-Escola (Pré B) da Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Menina, do município de São Gabriel/RS. Para isso, como organização metodológica, utilizou-se de três blocos no desenvolvimento da proposta: 1 – problematização da mandala, sua origem e significado; 2 – atividades em sala de aula / Trabalho de Campo em diferentes ambientes; e 3 – sistematização das informações produzidas. Este resgate da mandala como elemento cultural, busca envolver a construção de elementos da linguagem dentro de uma abordagem que privilegie a produção cultural, num tempo e num espaço, tendo como premissas a expressão, a apreciação e a criação. Assim, a mandala surge como ferramenta pedagógica, para o aproveitamento em atividades escolares, inserindo-a como meio de produção do conhecimento, principalmente a partir da obrigatoriedade da Educação Infantil, que transformou essa etapa da Educação Básica, espaço de socialização de saberes e lugar que assegure práticas de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Downloads
Referências
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF: Câmara dos Deputados, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Lei nº 9.394/1996. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. CNE/CEB n° 05/2009. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2009.
BRASIL. Emenda Constitucional Nº 59. Casa Civil. Brasília-DF: Presidência da República, 2009.
BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 12.796. Brasília-DF: Planalto Central, 2013.
BRASL. Plano Nacional de Educação.Lei nº 13.005/2014. Brasília: Ministério da Educação, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.