A responsabilidade do político como pedagogo na sociedade
Resumo
Neste artigo reflexivo, expõe-se os elementos principais para desenvolver no campo da política ações que levem o ser humano viver em sociedade fazendo a sua evolução e qual é a função insubstituível do político para propiciar que isto aconteça. No texto parte-se dos conceitos elementares de pedagogia e política, suas correlações e como pode o político exercer a sua função educativa no contexto das relações sociais. E, por fim, no terceiro momento, delineia-se a perspectiva de como o político pode exercer seu papel como pedagogo social em diversos contextos e esferas de atuação. Percebemos com este texto a necessidade de levar à esfera política o sentido da Pedagogia Ontopsicológica desenvolvida por Meneghetti (2014). Com essa visão, podemos vislumbrar não apenas novas esferas de atuação do político e do pedagogo, mas sobretudo, propiciar uma real evolução humana a partir desta dimensão importante que é a política e o viver em sociedade.
Downloads
Referências
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
MENEGHETTI, Antonio. Sistema e personalità. Roma (IT): Psicologica Editrice, 2002.
MENEGHETTI, Antonio. La crisi delle democrazie contemporânea. Roma (IT): Psicologia Editrice, 2006.
MENEGHETTI, Antonio. O Em Si do homem. Recanto Maestro (RS): OntoEd., 2004.
MENEGHETTI, Antonio. Fenomenologia sociale e razionalità ontopsicologica: rifundazione critica dele scienze social. In: Psicologia, Filosofia e Sociedade: imagini e scriti di un pensiero. Roma (IT): Psicologia Editrice, 2009. p. 220-225.
VIDOR, A. A fase pre-natal e a responsabilidade da vida. In.: Uma nova pedagogia para a sociedade futura: princípios práticos / Fundação Antonio Meneghetti – Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014. p. 7-13. Disponível em http://www.ontopsicologia.org.br/_arquivos/livreto_uma_nova_pedagogia_web.pdf Acesso em 19/07/2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.