Noções de direito no ensino fundamental: construindo a cidadania

Autores

  • LURDES MARIA ROSA Antonio Meneghetti Faculdade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral ressaltar a relevância da educação para a cidadania no contexto escolar, observando as contribuições do Direito para o protagonismo do educando em processo de formação no Ensino Fundamental. Constata-se que a ausência de conhecimento sobre noções básicas de Direito, faz muita falta nas escolas. Dessa forma, entender um pouco mais sobre as leis, pode fazer com que as pessoas passem a tomar atitudes participativas e mais conscientes, contribuindo para a cidadania. Para compreender esta construção no ambiente escolar realizou-se uma pesquisa qualitativa, através do método indutivo e por meio de uma revisão bibliográfica onde buscou-se a solução para o questionamento: como o ensino de elementos do Direito podem contribuir para o protagonismo do educando na educação para a cidadania? Nos objetivos específicos procurou-se identificar no cenário atual a necessidade de entendimento sobre o Direito, comparando as principais legislações e ressaltando alguns exemplos inspiradores que mostram como é relevante este conhecimento para a educação. Estas alternativas, parcerias e projetos apresentados reproduzem em muitos aspectos os objetivos apresentados por Meneghetti com a proposição da Pedagogia Ontopsicológica, ambos ressaltam a relevância do protagonismo do aluno frente aos problemas sociais e o quanto isso favorece o desenvolvimento da sociedade. Portanto, o Direito na educação para a cidadania tornou-se uma necessidade, que precisa ser alcançada nas escolas com abordagem já no Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

LURDES MARIA ROSA, Antonio Meneghetti Faculdade

Lurdes M. da Rosa, acadêmica do curso de Direito na AMF, formada em Pedagogia, pós graduada em Supervisão Escolar, participante do curso Missão Pedagógica no Parlamento. Atua como pedagoga nos anos iniciais, servidora da prefeitura municipal de Agudo-RS.

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Publicado

2018-12-01