A escrita em sala de aula: construindo papéis sociais e protagonismo responsável.
Resumo
O artigo apresentado a seguir é resultado de uma prática realizada na disciplina de Língua Portuguesa, nas turmas do sexto e sétimo ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre João Zanella. Através dela, foi trabalhada a produção de textos, com vistas ao entendimento de que, a escrita contribui para além da comunicação entre pessoas. Ela tem papel de inserção social e desenvolvimento de uma postura crítica e protagonista. Dessa forma, a escrita, não pode ser tratada como uma questão técnica; ela precisa ser apresentada aos estudantes como um instrumento cultural complexo, um objeto da cultura que tem uma função social. Ela registra o desejo e a necessidade de comunicação e expressão; bem como, a representação das vivências de experiências significativas na vida de quem se apropria desse instrumento.Downloads
Referências
GARCEZ, Lucília. (2002). Técnicas de redação. São Paulo: Martins Fontes.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
KALINKE, Marco Aurélio. Para não ser um professor do séculopassado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar.10.ed. São Paulo: Olho D´Água, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
POSSENTI, Serio .Por que (não ) ensinam gramática na escola . 5 ed . Campinas São Paulo : Mercado Letras , 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.