Evasão escolar: outros caminhos possíveis
Resumo
A evasão escolar é uma preocupação de todas as instituições de ensino e não tem sido diferente para o Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen, que no ano de 2017 implementou o Projeto Vida que tem por objetivo minimizar a evasão escolar auxiliando os estudantes em dificuldades de aprendizagem a partir de oficinas pedagógica e da elaboração do Projeto de Vida. A primeira ação almejou o autoconhecimento dos estudantes, suas potencialidades, suas fragilidades e a construção de objetivos de vida, projetando seu futuro da forma mais próxima daquilo que se quer conquistar. As dinâmicas desenvolvidas durante as oficinas pedagógicas deixaram claro a grande preocupação dos estudantes com relação a sua formação escolar, em seguida com o desenvolvimento das suas qualidades pessoais e com sua vida social. Todos os objetivos apresentados, pelos estudantes, como um projeto de vida, vêm acompanhados de preocupação, angústia, ansiedade e desorientação nas ações, tanto da vida pessoal como social. Neste sentido, o projeto ocupa uma lacuna na formação dos estudantes, que se situa entre a compreensão dos conhecimentos científicos e como esses irão impactar na sua vida, oportunizando um espaço de reflexão da sua trajetória escolar e pessoal com vistas ao planejamento das metas e ações para seu projeto de vida.
Downloads
Referências
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
ANASTASIOU, L. G. C; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, v. 3, p. 67-100, 2004.
QUEIROZ, L. D. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar. 2010. Disponível em: . Acesso em: 03. jun. 2017.
MORAN, J. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2013. Disponível em:< www2.eca.usp.br/moran>. Acesso em: 03. jun. 2017.
Plano de Desenvolvimento Institucional. Instituto Federal Farroupilha 2014.
THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.