Evasão escolar: outros caminhos possíveis

Autores

  • Elis Angela Botton Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen

Resumo

A evasão escolar é uma preocupação de todas as instituições de ensino e não tem sido diferente para o Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen, que no ano de 2017 implementou o Projeto Vida que tem por objetivo minimizar a evasão escolar auxiliando os estudantes em dificuldades de aprendizagem a partir de oficinas pedagógica e da elaboração do Projeto de Vida. A primeira ação almejou o autoconhecimento dos estudantes, suas potencialidades, suas fragilidades e a construção de objetivos de vida, projetando seu futuro da forma mais próxima daquilo que se quer conquistar. As dinâmicas desenvolvidas durante as oficinas pedagógicas deixaram claro a grande preocupação dos estudantes com relação a sua formação escolar, em seguida com o desenvolvimento das suas qualidades pessoais e com sua vida social. Todos os objetivos apresentados, pelos estudantes, como um projeto de vida, vêm acompanhados de preocupação, angústia, ansiedade e desorientação nas ações, tanto da vida pessoal como social. Neste sentido, o projeto ocupa uma lacuna na formação dos estudantes, que se situa entre a compreensão dos conhecimentos científicos e como esses irão impactar na sua vida, oportunizando um espaço de reflexão da sua trajetória escolar e pessoal com vistas ao planejamento das metas e ações para seu projeto de vida.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Angela Botton, Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria e especialização em Geociência pela mesma Instituição, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, desenvolve projeto de orientação educacional no Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen. Pesquisa na área ambiental e Ensino de Geografia.

Referências

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

ANASTASIOU, L. G. C; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, v. 3, p. 67-100, 2004.

QUEIROZ, L. D. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar. 2010. Disponível em: . Acesso em: 03. jun. 2017.

MORAN, J. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2013. Disponível em:< www2.eca.usp.br/moran>. Acesso em: 03. jun. 2017.

Plano de Desenvolvimento Institucional. Instituto Federal Farroupilha 2014.

THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

Downloads

Publicado

2018-11-25