Experiência do próprio negócio como protagonismo responsável ao trabalho
Resumo
No presente trabalho, tem-se o objetivo de apresentar os resultados da metodologia ativa aplicada com o intuito de experienciar as competências FOIL na formação empresarial do aluno. Tal experiência deu-se através da construção de um planejamento e respectiva execução da gestão do próprio negócio. O resultado apresentado corresponde as aulas realizadas nos anos de 2017 e 2018 com os alunos de quinto semestre dos cursos de Administração e Sistemas de Informação. Foram realizados 31 (trinta e uma) propostas de gestão do próprio negócio, as quais ocorreram de modo individual, em duplas ou grupos. As experiências foram diferenciadas e possibilitaram o surgimento de novos empreendimentos que tomaram forma, sendo que, alguns tiveram continuidade após a conclusão das aulas. Nas empresas da família e ou já existentes, foram implementadas novas ideias de negócios, bem como funcionários de empresas efetivaram novas ações nos locais de trabalho.
Downloads
Referências
BARBOSA, E. F. & MOURA, D. G. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. SENAC, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013.
BERNABEI, P. Os três pontos para entrar no mundo do trabalho. In. MENEGHETTI, A.
Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013.
MENEGHETTI, A. Revista Nova Ontopsicologia. São Paulo: Associação Brasileira de Ontopsicologia, XXIV, n .01, 2206, p. 21, 2006.
MENEGHETTI, A. Os jovens e a ética ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… jovens e realidade cotidiana. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.
PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO, I. R. ; QUEIROZ, A. H. B.
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral, v. 15 n. 02, p .145-153, jun./dez. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.