A (auto)narrativa como instrumento de (auto)formação para o trabalho docente dentro do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria
Resumo
Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado realizado em 2018, é o objetivo desse estudo foi identificar como as experiências (auto)formativas contribuem no trabalho docente dentro do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria. Os sujeitos participantes da pesquisa foram sete educadoras do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria, com idade entre 25 a 54 anos. Os instrumentos de coleta de dados, foram utilizados: memoriais com ênfase nas (auto)narrativas, observações, diário de campo e entrevistas semiestruturadas.Downloads
Referências
BASTOS, Maria Helena Câmara Bastos. Memórias de professoras: reflexão sobre uma proposta; In: CUNHA, Maria Teresa Santos; MIGNOT, Ana Chrystina Santos. Práticas de memória docente. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção cultura, memória e currículo, v. 3).
CATANI, Denice Barbara. A autobiografia como saber e a educação como invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006. p. 77-87.
DOMINICÉ. Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, Antônio. FINGER, Mattias. O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN,2014.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Ed. Centauro, 2013.
JOSSO. Marie-Chirstine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2010. ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: perspectivas e procedimentos. Campinas, São Paulo, Pontes, 2003.
PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida. In: NÓVOA, Antônio. FINGER, Mattias. O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN,2014.
RICOUER, Paul. O si mesmo como um outro. Campinas: Papirus,1991
SAVELI. Esméria de Lourdes. Narrativas autobiográficas de professores: um caminho para a compreensão do processo de formação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 1, p. 94-105, jan./jun. 2006
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.