Projeto mais árvores e menos poluição
Resumo
Considerando as questões relativas à acessibilidade e através da globalização e dos constantes impactos ambientais causados pelo homem, tem-se a necessidade de manter áreas com espaços verdes para efetuar atividades recreativas, lúdicas, de lazer e convívio social. Diferentemente das praças que possuem um papel mais restrito de reunir e de integrar pessoas de seu entorno, os parques verdes assumem, em geral, um caráter mais amplo, assumindo estas características urbanas para áreas de abrangência maior, que pode também estar associado às questões ambientais mais relevantes para a cidade, como preservação ambiental, recuperação hídrica e, ambientação ecológica para outras espécies, além de uma maior presença de vegetação, seja nativa ou exótica. Com base nesse contexto o Projeto Mais Árvores e Menos Poluição sustenta uma nova educação ambiental e a revitalização de uma área verde no Município de Faxinal do Soturno. Para que isso se torne uma autonomia ambiental, buscou-se implantar ao projeto às crianças de séries iniciais a fim de que estas sintam-se instigadas a se tornarem protagonistas responsáveis por um novo mundo. Tendo em vista o grande descarte de papéis nos lixões públicos, buscou-se um modo para reciclá-los, solucionando, assim, essa problemática e contribuindo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 13, ou seja, ação contra a mudança global do clima e o de número 15 que visa à vida terrestre, da Organização das Nações Unidas, lançados em 2015. Consequêntemente usou-se esta reciclagem como forma para captar recursos a serem utilizados para a revitalização da área verde em questão.Downloads
Referências
BRASIL. Conama. Resolução nº 369, de 28 de março de 2006. Dispõe sobre os casos excepcionais, de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental, que possibilitam a intervenção ou supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente-APP. Publicada no DOU no 61, de 29 de março de 2006, Seção 1, p. 150-151.
MENEGHETTI, A. A arte de viver dos sábios. 3. ed. Florianópolis: Ontopsicologica Editrice, 2003.
MENEGHETTI, A. Dicionário de ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro Ontopsicologica Editrice, 2008.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
ONUBR, Nações Unidas no Brasil. Os 17 objetivos para transformar nosso mundo. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em: 16 jul. 2018.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.