Da Pedagogia Tradicional e seus pressupostos à Pedagogia Ontopsicológica: um retrospecto
Resumo
O presente trabalho apresenta o progresso do sistema pedagógico desde os antigos povos até a Pedagogia Ontopsicológica, formalizada pelo Acadêmico Professor Antonio Meneghetti. As formas de educar, de fazer pedagogia, sofreram modificações ao longo do tempo, conforme a evolução dos povos e aos fatores históricos ocorridos, incluso os modelos de sociedade. O objetivo deste trabalho volta-se à mostra da evolução da pedagogia e as suas maneiras de aplicação. Para os gregos, há o helenismo, representando um progresso fundamental no que se refere à relação homem – comunidade, com base em uma pedagogia elitista. Os egípcios basearam-se em uma educação um tanto moral, também elitista, enquanto que a Pedagogia Ontopsicológica de Meneghetti é voltada à formação liderística de jovens em sua capacidade integral, e independe de classes sociais ou qualquer parâmetro sócio-econômico.Downloads
Referências
CAMBI, F. História da Pedagogia. 1.ed. São Paulo: Unesp Editora, 1999.
CAROTENUTO, M. A Paidéia Ôntica: dos Sumérios a Meneghetti. 1.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
JAEGER, W. Paidéia. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
MACIEL, W. Escolástica. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/filosofia/escolastica/>. Acesso em: 15 jun 2019.
FREIRE, P. Política e educação. 2.ed. São Paulo: Paz & Terra, 2015.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 9. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2004.
CAROLINE, L. Paulo Freire: Quem é, quais suas principais obras e ideias?. Educa Escola. Disponível em: https://educaescola.com.br/educacao/paulo-freire-quem-e-quais-suas-principais-obras-e-ideias. Acesso em: 25 jun 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.