Gestão escolar e as tecnologias de Informação: desafios e possibilidades
Resumo
O presente artigo contempla discussões acerca do preparo dos profissionais da educação para atuarem na gestão escolar e como a gestão escolar pode auxiliar os professores em suas práticas. Se retomou a legislação educacional atual (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9394/96), ao para reconhecer as funções e o que diz respeito a gestão dentro da escola, o auxílio na formação de professores e trazendo a utilização de ferramentas tecnológicas na educação. Compreende-se que o ambiente escolar precisa ser gerenciado para que se efetive, da melhor maneira possível, os processos pedagógicos e administrativos. O interesse pelo universo da gestão escolar surgiu no contato em ambiente de trabalho atuando na área escolar e também através de experiências ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia.Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 24 de novembro de 2020.
CAMARGO, Ieda. Gestão e Políticas da Educação. Organizadora Ieda Camargo, Santa Cruz: EDUNISC, 2006.
CÁRIA, Neide Pena; OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales, CUNHA, Neide de Brito. Gestão educacional e avaliação: Perspectivas e desafios contemporâneos. Campinas, SP: Pontes ed. 2015.
CUNHA, Maria Couto. Gestão Educacional dos Municípios. Salvador: EDUFBA, 2009.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6ª ed. rev. e ampl.- São Paulo: Heccus Editora, 2013.
LUCK, Heloisa, et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
LUCK, Heloísa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
LÜCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Ed.Positivo. 2009.
MATTOS, Cristiane Millan de. A escola como espaço de inclusão digital. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/matematica/a-escola-como-espaco-inclusao-digital.htm. Acesso em: 01 dez. 2020.
PRATA, Carmem Lúcia. Gestão escola e tecnologias. Disponível em: http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3b_gestores/tema_05/anexos/anexo_5_tics_na_gestao_escolar2010_CarmemPrata.pdf. Acesso em 24 de novembro de 2020.
RIBEIRO, Sandra Maria. A ESCOLA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2016. 36 f. Curso de Educação na Cultura Digital, Ufsc, Maravilha, 2016.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. – Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p.
STINGHEN, Regiane Santos. Tecnologias na Educação: dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar. 2016. 32 f. Curso de Educação na Cultura Digital, UFSC, Florianópolis, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.