Gestão escolar e as tecnologias de Informação: desafios e possibilidades

Autores

  • Leticia Martins dos Santos Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade
  • Daiani Clesnei da Rosa Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade
  • Claudiane Weber Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade https://orcid.org/0000-0002-9029-1483

Resumo

O presente artigo contempla discussões acerca do preparo dos profissionais da educação para atuarem na gestão escolar e como a gestão escolar pode auxiliar os professores em suas práticas. Se retomou a legislação educacional atual (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9394/96), ao para reconhecer as funções e o que diz respeito a gestão dentro da escola, o auxílio na formação de professores e trazendo a utilização de ferramentas tecnológicas na educação. Compreende-se que o ambiente escolar precisa ser gerenciado para que se efetive, da melhor maneira possível, os processos pedagógicos e administrativos. O interesse pelo universo da gestão escolar surgiu no contato em ambiente de trabalho atuando na área escolar e também através de experiências ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Martins dos Santos, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade

Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, oitavo semestre na Antonio Meneghetti Faculdade

Daiani Clesnei da Rosa, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade

Pedagoga e Professora na Faculdade Antônio Meneghetti - AMF, atuando no Curso de Pedagogia. Possui Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES/RS, Mestrado em Educação pela UNISINOS/RS.

Claudiane Weber, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Antonio Meneghetti Faculdade

Doutora em Ciências (USP). Pós-graduada em Ontopsicologia. Professora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Antonio Meneghetti Faculdade

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 24 de novembro de 2020.

CAMARGO, Ieda. Gestão e Políticas da Educação. Organizadora Ieda Camargo, Santa Cruz: EDUNISC, 2006.

CÁRIA, Neide Pena; OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales, CUNHA, Neide de Brito. Gestão educacional e avaliação: Perspectivas e desafios contemporâneos. Campinas, SP: Pontes ed. 2015.

CUNHA, Maria Couto. Gestão Educacional dos Municípios. Salvador: EDUFBA, 2009.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6ª ed. rev. e ampl.- São Paulo: Heccus Editora, 2013.

LUCK, Heloisa, et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

LUCK, Heloísa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

LÜCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Ed.Positivo. 2009.

MATTOS, Cristiane Millan de. A escola como espaço de inclusão digital. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/matematica/a-escola-como-espaco-inclusao-digital.htm. Acesso em: 01 dez. 2020.

PRATA, Carmem Lúcia. Gestão escola e tecnologias. Disponível em: http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3b_gestores/tema_05/anexos/anexo_5_tics_na_gestao_escolar2010_CarmemPrata.pdf. Acesso em 24 de novembro de 2020.

RIBEIRO, Sandra Maria. A ESCOLA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2016. 36 f. Curso de Educação na Cultura Digital, Ufsc, Maravilha, 2016.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. – Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p.

STINGHEN, Regiane Santos. Tecnologias na Educação: dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar. 2016. 32 f. Curso de Educação na Cultura Digital, UFSC, Florianópolis, 2016.

Downloads

Publicado

2022-04-04