Um estudo sobre a AIESEC e as contribuições da pedagogia ontopsicológica
Resumo
Com a necessidade de lideranças conscientes dos impactos socioculturais e econômicos, que deem impulso para a transformação do mundo em um ambiente sustentável a todas as nações, buscamos entender como a organização AIESEC trabalha a formação de líderes dentro das esferas pessoal e profissional. Neste artigo, foi abordado o propósito relacionado aos meios de atuação profissional e de liderança que os jovens buscam na organização e o que é adquirido dentro dessa experiência. Foi realizada uma pesquisa com intercambistas e colaboradores da AIESEC de cinco países diferentes. Jovens de Honduras, China, Moçambique, Canadá e Romênia foram entrevistados sobre o seguinte tema: “O que você aprendeu com a AIESEC em sua vida pessoal e profissional?”. As respostas obtidas mostram que o trabalho proposto pela AIESEC possibilita oportunidades de crescimento e autonomia, mais segurança e coragem para enfrentar as demandas que o mercado de trabalho exige. Reportamo-nos também, à abordagem teórica e prática da Pedagogia Ontopsicológica, que consiste em fazer com que o sujeito construa a si mesmo conforme o próprio projeto de natureza. Com o intuito de compreender como ela poderia funcionar na prática dentro da AIESEC, dois alunos, os quais foram membros da organização e hoje se formam através dessa pedagogia, foram entrevistados com a seguinte questão: “Como se aplica a Pedagogia Ontopsicológica na formação pessoal e profissional dos jovens e qual seria a sua contribuição na AIESEC?”. Os resultados deste trabalho dão abertura para aprofundamentos sobre os assuntos tratados.
Downloads
Referências
AIESEC - Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais. AIESEC NO BRASIL - Liderança Através de Intercâmbio. Disponível em: https://aiesec.org.br/blog-aiesec/. Acesso em: 23 fev. 2021.
CAROTENUTO, M. A Paideia Ôntica: dos Sumérios a Meneghetti. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
GEHRKE, A. R.; SCHAEFER, R. A aplicação da Pedagogia Ontopsicológica no desenvolvimento profissional dos jovens. Saber Humano, Recanto Maestro, v. 7, n. 11, p. 05-22, jul./dez. 2017.
GOULART MARTINS, F. Formação profissional através do protagonismo responsável: uma proposta educacional para a sociedade atual e futura. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI (Org.). Formando Lideranças para o Desenvolvimento Futuro: Compartilhando experiências. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2019, p. 43-47.
MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre... Jovens e realidade cotidiana. 2. ed. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2020.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.
WAZLAWICK, P.; SCHAEFER, R.; MIRANDA, C. Transform(ações) e resultados na dialética do devir responsável: jovens construindo o futuro com os ODS. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI (Org.). Formando Lideranças para o Desenvolvimento Futuro: Compartilhando experiências. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2019, p. 99-120.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.