Um estudo sobre a AIESEC e as contribuições da pedagogia ontopsicológica

Autores

Resumo

Com a necessidade de lideranças conscientes dos impactos socioculturais e econômicos, que deem impulso para a transformação do mundo em um ambiente sustentável a todas as nações, buscamos entender como a organização AIESEC trabalha a formação de líderes dentro das esferas pessoal e profissional. Neste artigo, foi abordado o propósito relacionado aos meios de atuação profissional e de liderança que os jovens buscam na organização e o que é adquirido dentro dessa experiência. Foi realizada uma pesquisa com intercambistas e colaboradores da AIESEC de cinco países diferentes. Jovens de Honduras, China, Moçambique, Canadá e Romênia foram entrevistados sobre o seguinte tema: “O que você aprendeu com a AIESEC em sua vida pessoal e profissional?”. As respostas obtidas mostram que o trabalho proposto pela AIESEC possibilita oportunidades de crescimento e autonomia, mais segurança e coragem para enfrentar as demandas que o mercado de trabalho exige. Reportamo-nos também, à abordagem teórica e prática da Pedagogia Ontopsicológica, que consiste em fazer com que o sujeito construa a si mesmo conforme o próprio projeto de natureza. Com o intuito de compreender como ela poderia funcionar na prática dentro da AIESEC, dois alunos, os quais foram membros da organização e hoje se formam através dessa pedagogia, foram entrevistados com a seguinte questão: “Como se aplica a Pedagogia Ontopsicológica na formação pessoal e profissional dos jovens e qual seria a sua contribuição na AIESEC?”. Os resultados deste trabalho dão abertura para aprofundamentos sobre os assuntos tratados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cauê Bicca Vieira, Faculdade Antonio Meneghetti

Bigraduando nos Bacharelados em Administração e Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

Annalisa Cangelosi, Faculdade Antonio Meneghetti

Doutora em Pedagogia Experimental (Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália); Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia); Especialista em Ciências Motoras e Esportivas e Bacharela em Educação Física (Università degli Studi di Roma Foro Italico, Itália); Professora e Pesquisadora nos Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), Brasil; Formadora em Ontopsicologia, para estudantes e profissionais em instituições internacionais públicas e privadas.

Referências

AIESEC - Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais. AIESEC NO BRASIL - Liderança Através de Intercâmbio. Disponível em: https://aiesec.org.br/blog-aiesec/. Acesso em: 23 fev. 2021.

CAROTENUTO, M. A Paideia Ôntica: dos Sumérios a Meneghetti. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

GEHRKE, A. R.; SCHAEFER, R. A aplicação da Pedagogia Ontopsicológica no desenvolvimento profissional dos jovens. Saber Humano, Recanto Maestro, v. 7, n. 11, p. 05-22, jul./dez. 2017.

GOULART MARTINS, F. Formação profissional através do protagonismo responsável: uma proposta educacional para a sociedade atual e futura. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI (Org.). Formando Lideranças para o Desenvolvimento Futuro: Compartilhando experiências. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2019, p. 43-47.

MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre... Jovens e realidade cotidiana. 2. ed. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2020.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.

WAZLAWICK, P.; SCHAEFER, R.; MIRANDA, C. Transform(ações) e resultados na dialética do devir responsável: jovens construindo o futuro com os ODS. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI (Org.). Formando Lideranças para o Desenvolvimento Futuro: Compartilhando experiências. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2019, p. 99-120.

Downloads

Publicado

2022-03-31