Processo de aprendizagem de crianças que sofreram situações familiares conflituosas

Autores

  • Aline Rosangela Borth Antonio Meneghetti Faculdade
  • Daiani Clesnei Da Rosa Professora e Orientadora do curso de Pedagogia, na faculdade Antonio Menghetti

Resumo

As dificuldades na aprendizagem podem se originar de diversas formas, como situação conflituosa familiar, fator cultural ou violência sofrida pela criança, mas isso não impede a progressão em seu processo de aprendizagem. O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre como ocorre o processo de aprendizagem, por meio de pesquisas sobre o tema, na visão de diversos autores. A proposta aqui apresentada visa, também, destacar possíveis métodos que possam auxiliar na reconstrução da aprendizagem da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Rosangela Borth, Antonio Meneghetti Faculdade

Estudante do curso de Pedagogia - Licenciatura da Faculdade Antonio Meneghetti

Referências

BRAGA, S.S, SCOZ, B.J.L. & MUNHOZ, M.L.P. Problemas de aprendizagem e suas relações com a família. Rev. Psicopedagogia. 2007; 24 (74): 149-159. Disponível em: http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/344/problemas-de-aprendizagem-e-suas-relacoes-com-a-familia Acesso em: 24 de novembro de 2020.

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/busca?q=Art.%2053%20do%20Estatuto%20da%20Crian%C3%A7a%20e%20do%20Adolescente%20-%20Lei%208069%2F90

Acesso em: 20 de novembro de 2020.

BOWLBY J. Uma base segura: aplicações clínicas da teoria do apego. Porto Alegre: Artes Médicas;1989.

FERNANDEZ, Alicia. A inteligência Aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

GRANATO, Cícero Francisco Hernandes. A representação do conhecimento e as políticas educacionais: Uma abordagem psicopedagógica. São Paulo: Editora Vetor, 2003.

MENEGHETTI, Antonio. Uma nova pedagogia para a sociedade futura: princípios práticos / Fundação Antonio Meneghetti – Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014, p. 74.

MENEGHETTI, A. Pedagogia ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MUNHOZ, M.L.P. Casamento: ruptura ou continuidade dos modelos familiares? São Paulo: Expressão & Arte, 2001. Disponível em: https://zildinhasequeira.com.br/artigos/conflitos-familiares-x-aprendizagem-dos-filhos/ Acesso em: 20 de novembro de 2020.

OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100008 Acesso em: 25 de novembro de 2020.

PEDAGOGIA AO PÉ DA LETRA. A Importância do Meio Familiar no Processo de Aprendizagem da Criança., 2013. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/importancia-familia-aprendizagem-crianca Acesso em: 23 de novembro de 2020.

PARENTE, S.M.B.A. Aprendizagem: mais além do princípio (...) da realidade. Revista Construção Psicopedagógica. 2001; V. 6, p.26-35.

PIAGET J. Cómo se desarollala mente del niño. In: Piaget J. Los años postergados: la primera infancia. Paris: UNICEF; 1975, (2). Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100008 Acesso em: 23 de novembro de 2020.

RODRIGUES, G.G.; COPATTI, L.C. Bullying e a violação aos direitos de crianças e adolescentes. Imed. Disponível em:

https://www.imed.edu.br/Uploads/liviacopellicopatti2(%C3%A1rea3).pdf

Acesso em: 23 nov. 2020.

SKINNER, B.F. Tecnologia do ensino. São Paulo: Herder; 1972. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100008 Acesso em: 27 de novembro de 2020.

Downloads

Publicado

2022-04-12