Pedagogia como garantia do humano na política e no líder em âmbito geral
Resumo
O objetivo deste artigo é a de dar premissas básicas de como a pedagogia pode salvaguardar o humano na política e nas lideranças em âmbito geral. O método utilizado foi um estudo exploratório e qualitativo. Para atingir maior entendimento sobre o assunto a coleta de dados se deu com um político e com um empresário, ambos líderes de referência no local onde estão inseridos e que auxiliaram a demostrar a importância da pedagogia na área empresarial e politica, bem como, a importância do autoconhecimento do líder.
Downloads
Referências
FREIRE, P. Política e Educação. 2.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
GRÜN, A. Sabedoria dos monges na arte de liderar pessoas. 3.ed.Tradução de Márcia Neumann. Petrópoles, RJ: Vozes, 2009.
PLATÃO. As Leis. 1.ed. Edições 70, Portugal, 2004. coleção: Textos Filosoficos - Vol. 1.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. – Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p.
STINGHEN, Regiane Santos. Tecnologias na Educação: dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar. 2016. 32 f. Curso de Educação na Cultura Digital, UFSC, Florianópolis, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.