O ensino e aprendizagem da responsabilização da criança na educação inclusiva - perspectivas da pedagogia ontopsicológica

Autores

  • Thayse Smek Uberna Faculdade Antonio Meneghetti
  • Ana Maria Barros de Souza Faculdade Antonio Meneghetti

Resumo

Apresenta-se a prática docente inclusiva no contexto da educação infantil, em consonância com os estudos contemporâneos da ciência ontopsicológica, com contribuições da pedagogia e da psicossomática, como também da perspectiva sistêmica da vida - o pertencimento. Se trás a tona a observância dos aspectos legais, a responsabilização no processo de ensino e aprendizagem sobre uma criança com epilepsia que frequentou o ensino na infância no período de março a dezembro de 2019. Com a pesquisa buscou-se responder o questionamento: Como atuar com a educação inclusiva no ensino infantil, concebendo o princípio da responsabilidade sob a ótica da pedagogia ontopsicológica? Para tanto, o objetivo geral visou relacionar a prática docente inclusiva de um caso de epilepsia com a teoria da pedagogia ontopsicológica e os objetivos específicos visaram apresentar as inter-relações da criança de inclusão com o grupo de crianças e professoras no contexto da educação infantil; identificar e trazer à tona as contribuições da ciência ontopsicológica - pedagogia e psicossomática. O método de pesquisa utilizado foi à abordagem qualitativa, com a análise da prática pedagógica inclusiva e a ação do processo de ensino e aprendizagem nesse contexto de ensino, uma revisão teórica e a narrativa das professoras contribuíram com o estudo. Os resultados obtidos foram às aprendizagens do aprendiz na inclusão e das docentes da educação infantil que com suas falas evidenciam seus saberes, bem como se trás a prospecção do estudo, as considerações finais apontam o conhecimento construído na práxis pedagógica e a atuação no âmbito do desenvolvimento pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayse Smek Uberna, Faculdade Antonio Meneghetti

Bacharelanda em Ontopsicologia (AMF), Especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental (PUC/PR), graduada nas Licenciaturas: Artes Visuais (UNESPAR Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná) e Pedagogia pelo (Centro Universitário Internacional), Professora da Educação Infantil. thayse_uberna@hotmail.com

Ana Maria Barros de Souza, Faculdade Antonio Meneghetti

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais (PUC-RS), Pós-graduada em Direito Processual (UNAMA), formada em Constelações Familiares e Visão Sistêmica do Direito (CELPI - UCS), bacharelanda em Ontopsicologia (AMF). Servidora Pública do Ministério Público do RS e Consteladora Familiar Sistêmica. anabarrosconsteladora@gmail.com

Referências

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 28 jan. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2017. (Versão final).

CAPRA, F. LUISI, P. A visão sistêmica da vida. Uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. São Paulo: Cultrix, 2014.

CARVALHO, J. S. F. O conceito de ensino. 2011. Disponível em: <https://revistaensinosuperior.com.br/o-conceito-de-ensino/> Acesso em: 24 fev. 2021.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MENEGHETTI, A. Psicossomática na ótica Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2005.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

SOARES, W. Como pensar na inclusão durante a Educação Infantil? 2019. Revista Nova Escola. Ed. 319. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/15224/como-pensar-na-inclusao-durante-a-educacao-infantil#_=_> Acesso em: 24 fev. 2021.

VIDOR, A. Fenomenologia e Ontopsicologia: de Husserl a Meneghetti. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

Downloads

Publicado

2022-04-12