O ensino e aprendizagem da responsabilização da criança na educação inclusiva - perspectivas da pedagogia ontopsicológica
Resumo
Apresenta-se a prática docente inclusiva no contexto da educação infantil, em consonância com os estudos contemporâneos da ciência ontopsicológica, com contribuições da pedagogia e da psicossomática, como também da perspectiva sistêmica da vida - o pertencimento. Se trás a tona a observância dos aspectos legais, a responsabilização no processo de ensino e aprendizagem sobre uma criança com epilepsia que frequentou o ensino na infância no período de março a dezembro de 2019. Com a pesquisa buscou-se responder o questionamento: Como atuar com a educação inclusiva no ensino infantil, concebendo o princípio da responsabilidade sob a ótica da pedagogia ontopsicológica? Para tanto, o objetivo geral visou relacionar a prática docente inclusiva de um caso de epilepsia com a teoria da pedagogia ontopsicológica e os objetivos específicos visaram apresentar as inter-relações da criança de inclusão com o grupo de crianças e professoras no contexto da educação infantil; identificar e trazer à tona as contribuições da ciência ontopsicológica - pedagogia e psicossomática. O método de pesquisa utilizado foi à abordagem qualitativa, com a análise da prática pedagógica inclusiva e a ação do processo de ensino e aprendizagem nesse contexto de ensino, uma revisão teórica e a narrativa das professoras contribuíram com o estudo. Os resultados obtidos foram às aprendizagens do aprendiz na inclusão e das docentes da educação infantil que com suas falas evidenciam seus saberes, bem como se trás a prospecção do estudo, as considerações finais apontam o conhecimento construído na práxis pedagógica e a atuação no âmbito do desenvolvimento pedagógico.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 28 jan. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2017. (Versão final).
CAPRA, F. LUISI, P. A visão sistêmica da vida. Uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. São Paulo: Cultrix, 2014.
CARVALHO, J. S. F. O conceito de ensino. 2011. Disponível em: <https://revistaensinosuperior.com.br/o-conceito-de-ensino/> Acesso em: 24 fev. 2021.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
MENEGHETTI, A. Psicossomática na ótica Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2005.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
SOARES, W. Como pensar na inclusão durante a Educação Infantil? 2019. Revista Nova Escola. Ed. 319. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/15224/como-pensar-na-inclusao-durante-a-educacao-infantil#_=_> Acesso em: 24 fev. 2021.
VIDOR, A. Fenomenologia e Ontopsicologia: de Husserl a Meneghetti. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.