Arte religiosa na Quarta Colônia e sua apreciação como pedagogia para a compreensão de valores humanistas
Resumo
No presente trabalho se buscará demonstrar a importância de se conhecer o meio cultural que habitamos, através da experiência artística vivida a partir de registros históricos que constituem a cultura peculiar a cada região. Desde o momento em que nasce, o homem se encontra no âmbito de uma cultura já posta, mas tem a oportunidade de instrumentalizá-la para o bem da realização de seu projeto neste mundo. Mesmo porque, como reflexo da passagem do homem na história, esta cultura pode ter efeitos pedagógicos e conter leis universais sobre o modo como se dá a vida, desde antes ela existir, dela prenhe o Ser, até o momento de seu retorno. É preciso se despir dos estereótipos e ignorar as pseudofacilidades da máquina, aprofundando-se na ausculta interior, para se abrir à experiência da transcendência por meio da arte; assim é possível dar um sentido superior à existência, consubstanciada no constante aprimoramento do projeto que veio à tona com a entrada no jogo da existência. Educar a criança, o jovem, os genitores e os professores através da experiência artística é eficiente e amplifica a capacidade de perceber, oportunizando-se o conhecimento metafísico natural (e não necessariamente religioso e institucional) ao ser humano.
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Referências
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