Protagonistas da própria vida: construindo competências necessárias à sociedade atual
Resumo
O presente relato é decorrente do projeto “Roteiros de Aprendizagem: na perspectiva das metodologias ativas”, que tem como problematização a busca por novos métodos que pudessem envolver mais os estudantes nas atividades propostas, assim como, encontrar maneiras de potencializar a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências cognitivas e sócio emocionais. O trabalho traz diferentes modalidades de métodos ativos em detrimento a métodos passivos e tradicionais de ensino. O projeto foi desenvolvido em sala de aula com turmas de 4º e 5º ano, em uma escola particular do município de Uruguaiana – RS. Participaram alunos entre 9 e 11 anos. A experiência teve uma aceitação bastante significativa por parte dos estudantes, que em seus relatos deixaram evidente que sentiram-se respeitados, em seu ritmo de aprendizagem e na forma de construir o seu conhecimento.
Downloads
Referências
MENEGHETTI. Antonio. Nova visão sobre a Pedagogia. Uma Nuova Pedagogia Per la Società Futura. In: CONFERÊNCIA UNESCO, 2006, Paris. Anais..., p.1-40.
MENEGHETTI, Antonio. O aprendiz líder. São Paulo: FOIL, 2009.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2010.
CAMARGO, Paulo de, Competências sócio-emocionais: novas perspectivas para a escola. Revista Educatrix, Editora Moderna, nº 7, páginas 20 – 27, 2014.
LEAL, Edvalda Araújo, MIRANDA, Gilberto José, CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo, Ática, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.