Criatividade sócio-evolutiva: uma co-responsabilidade entre indivíduo e sociedade
Resumo
O presente artigo propõe-se a refletir sobre a importância do homem criativo e responsável na sociedade, bem como o percurso necessário para atingir o estado criativo. Parta tanto, reflete o papel do life long learning, as relações sociais e os conceitos de responsabilidade. Discorre sobre a importância do estímulo individual e das organizações à criatividade no contexto sócio-evolutivo. A temática central que guia as pesquisas deste trabalho surgiu a partir de estudos realizados junto ao Grupo de Iniciação Científica “Fundamentos de Filosofia e Ontopsicologia”, promovido pela Antonio Meneghetti Faculdade, cujo atual objeto de estudo é a obra “Filosofia Ontopsicógica”, de autoria do Acadêmico Professor Antonio Meneghetti. Como metodologia, buscou-se compreender a temática utilizando a revisão bibliográfica. Conclui-se que o indivíduo que se coloca à atitude natural à curiosidade, ao autopor-se como aluno contínuo na escola da vida e disponível a autocriar-se por meio de responsabilidades percorre o caminho que vai ao encontro do Ser criativo no seu contexto.
Downloads
Referências
FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIORDANI, Estela Maris. Pedagogia Ontopsicológica: a formação integral da pessoa protagonista responsável. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI (Org.). Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Vol. I. Recanto Maestro, RS: Fundação Antonio Meneghetti, 2015.
MARTINS, Fernanda Goulart. O jovem-líder em autoposição criativa: das exigências do sistema à realização de si mesmo. In: FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI (Org.). Formando Lideranças para o Desenvolvimento Futuro: compartilhando experiências. Recanto Maestro, RS: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.
MENEGHETTI, Antonio. A Arte de Viver dos Sábios. 4 Ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica, 2012.
MENEGHETTI, Antonio. Antonio Menegheti Sobre... Criatividade e Sensibilidade Estética. Recanto Maestro, RS: Fundação Antonio Meneghetti, 2018.
MENEGHETTI, Antonio. Da Consciência ao Ser: como impostar a filosofia do futuro. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014a.
MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. São Paulo, SP: Ontopsicológica Editrice, 2001.
MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. São Paulo, SP: Ontopsicológica Editrice, 2012b.
MENEGHETTI, Antonio. Filosofia Ontopsicológica. 5 Ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.
MENEGHETTI, Antonio. O Residence Ontopsicológico. 4 Ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2016.
MENEGHETTI, Antonio. Os Jovens e a Ética Ôntica. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editrice, 2013.
MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Contemporanea: responsabilità e formazione del leader per la società del futuro. Associazione Internazionale di Ontopsicologia: 2007.
MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica. 2 Ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editrice, 2005.
MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014b.
MENEGHETTI Antonio. Sistema e Personalidade. 3 Ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editrice, 2004.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Publicações 2021. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/publicacoes/lang--pt/index.htm. Acesso em: 14.mar.2021.
VIDOR, Alécio. Filosofia Pura: a atividade psíquica deve manter-se em nexo ontológico. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.