Primeiras aproximações com o desenvolvimento infantil
Resumo
Este artigo tem como intuito destacar uma aproximação da autora com o desenvolvimento infantil. Primeiramente com uma abordagem mais clara do que precisamos saber sobre desenvolvimento da criança, normas que por lei devemos cumprir. Tem como objetivo principal compreender como a relação adulto e criança pode afetar o desenvolvimento da criança na fase da educação infantil. A pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com duas professores da educação infantil. Os resultados apontam para importância de trabalhar a autonomia das crianças, tanto nas escolas como na família.
Downloads
Referências
DUARTE, Bruna da Silva. BATISTA, Cleide Vitor Mussini. Desenvolvimento Infantil: importância das atividades operacionais na educação infantil. XVI Semana da Educação. VI Simpósio de Pesquisa e Pós Graduação em Educação. “Desafios atuais para a educação”. https://docs.google.com/document/d/1JBn6TcoH5oivuyBqYml4jS1PP-nwQKSJHnIvR7jRX_k/edit?usp=drivesdk . Acesso em: 20 nov. 2020.
EDWARDS, Carolyn. GANDINI, Leila. FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Volume 2º. Reimpressão Penso, 2016.
MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica. 3º ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
VIDOR, Alécio. Relação entre pais e filhos: a origem dos problemas. 2º ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.