Jovens versus adultos: o desafio de viver para ser o próprio valor

Autores

Resumo

Na ótica de aprofundar o diálogo entre as gerações, este trabalho se propôs como objetivo verificar o que cada geração aprendeu com o tempo de conhecimento de suas famílias, apresentando as consequências e problemas que enfrentam na busca de sua identidade e qual a interferência da sociedade nesse aspecto, e também compreender o que afeta os jovens, ou seja, o que a sociedade pensa e argumenta sobre esse assunto. Para uma aplicação prática, foi construído um questionário baseado na bibliografia revisada, direcionado para adultos e jovens, que foi respondido por 100 pessoas, das quais 50 jovens e 50 adultos. Os dados coletados foram elaborados por meio de nuvens de palavras. A análise mostrou que os adultos têm uma visão em que a escola e a família são responsáveis por preparar o jovem para ser adulto com mais responsabilidade para o futuro. Contudo, o consumismo e a tecnologia afetam bastante, criando uma dificuldade nos jovens de encontrar seu projeto de vida e viver em sociedade. Para os jovens, até chegar a vida adulta se passa por várias fase e situações, pois, muitos não se sentem preparados para viver sua vida no meio social. Desde crianças, dependem dos ensinamentos de seus genitores, o que muitas vezes acaba prejudicando, pois os pais são superprotetores, não oferecendo total liberdade de suas ações e assim dificultando a inclusão na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Ketlin Festinalli, Faculdade Antonio Meneghetti

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia.

Annalisa Cangelosi, Faculdade Antonio Meneghetti

Doutora em Pedagogia Experimental (Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália); Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia); Especialista em Ciências Motoras e Esportivas e Bacharela em Educação Física (Università degli Studi di Roma Foro Italico, Itália); Professora e Pesquisadora nos Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), Brasil; Formadora em Ontopsicologia, para estudantes e profissionais em instituições internacionais públicas e privadas.

Referências

FEIXA, Carles et al. O conceito de geração nas teorias sobre juventude. SciElo, Brasília, 25 Mai. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-

Acesso em: 02 mar. 2021.

FREITAS DE, Rovilson et al. Utilizando as técnicas de “nuvens de palavras” e clusterização aplicadas as entrevistas dos atletas olímpicos da cidade de São Carlos. Olimpianos - journal of olympic studies, São Carlos, v.2, n.2, p. 423-434, Janeiro, 2018. Disponível em:

file:///C:/Users/Santo/Downloads/41-ArticleText-138-5-10-20190706%20(1).pdf. Acesso em: 07 mar. 2021.

GUIDDENS, A. Sociologia. Tradução de Ronaldo Cataldo Costa; revisão técnica de Fernando Coutinho Cotanda. 6. ed. Porto Alegre, editora Penso, 2012.

HEINZ, A. O jovem e o sentido fundamental da vida. Orientador: Dra. Carmen I. D’Agostini Spanhol. 2016. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Ontopsicologia, Antonio Meneghetti Faculdade, Restinga Sêca, 2016. Disponível em: http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/485/2016%20-%20P%C3%B3s%20-%20Gradua%C3%A7%C3%A3o%20%20-%20Alessandra%20Heinz.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 mar. 2021.

IGNACZUK, C. Evolução dos meios de comunicação: O que mudou? Movidesk, Curitiba, 11 dez. 2019. Disponível em: https://conteudo.movidesk.com/evolucao-dos-meios-de-

comunicacao/. Acesso em: 02 mar. 2021.

MENEGHETTI, A. A arte de viver dos sábios. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2009.

MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2008.

MENEGHETTI, A. Os Jovens e a Ética Ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2005.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.

ROCCO, V. Auto-sustento: o primeiro dever de um jovem. Nova Ontopsicologia, São Paulo, v. 24, n. 1, pp. 8-15, Maio, 2006.

SARGIANI, V. Identificação de padrões em textos de mídias socias utilizando redes neutras e visualização de dados. Orientador: Prof. Dr. Leandro Augusto da Silva. 2017. 76 p. TCC de Pós graduação - Engenharia elétrica e Computação, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/

/5/VAGNER%20SARGIANI.pdf. Acesso em: 07 mar. 2021.

SGARIONI, M. O adulto desmontado. Superinteressante, São Paulo, 31 out. 2016. Disponível em: https://super.abril.com.br/cultura/o-adulto-desmontado/. Acesso em: 02 mar. 2021.

SPANHOL D’AGOSTINI, C. I. Avaliação da mudança de estilo de vida dos jovens. 2011. 34f. TCC (Pós graduação) - Curso MBA, Antonio Meneghetti Faculdade, Restinga Sêca, 2011. Disponível em: http://repositorio.faculdadeam.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/517/TCC-CARMEN%20SPANHOL.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 mar. 2021.

VASCONCELLOS SILVA, P. R. Análise de conteúdo de nuvem de palavras produzidas na comunidade virtual “Hepatite C”. Sipeq, Rio de Janeiro, 30 may. 2018. Disponível em: https://sepq.org.br/eventos/vsipeq/documentos/53636490710/20. Acesso em: 08 mar. 2021.

VASCONCELLOS SILVA, P. R. Análise de conteúdo por meio de nuvem de palavras de postagens em comunidades virtuais: novas perspectivas e resultados preliminares. CIAIQ, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 41 - 48, Janeiro, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Santo/

Downloads/2002-Texto%20Artigo-7457-1-10-20190618%20(1).pdf. Acesso em: 07 mar. 2021.

VILELA, R. B. et al. Nuvem de palavras como análise de ferramenta de conteúdo: Uma aplicação aos desafios do ensino no mestrado profissional. Millenium, Alagoas, v. 2, n. 11, p. 29-36, Jan. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Santo/Downloads/17103-Article%20Text-

-1-10-20200131.pdf. Acesso em: 07 mar. 2021.

WELLWE, W. A atualidade do conceito de geração de Karl Mannheim. sciElo, Brasília, 25 Mai. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922010000200004. Acesso em: 07 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-04-14