Percepções iniciais de educadores e pais frente à pandemia: um recorte de realidades entre países da Europa e América Latina

Autores

  • Sandra Andréa Berro Maia Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA
  • Ana Beatriz de Souza Cunha Universidade Federal do Pampa
  • Andréa Magaler Berro Vernie Universidade Federal do Pampa
  • Patrícia Wazlawick Faculdade Antonio Meneghett

Resumo

Este trabalho é um recorte das diferentes realidades vividas por educadores, pais e alunos em diferentes países, frente à pandemia ocasionada pela COVID-19. Almejou-se refletir sobre as dificuldades que esse novo normal causou em diferentes países, observando os desafios que cada indivíduo teve que solucionar, como aprimoramento de conhecimentos tecnológicos e habilidades emocionais. Este recorte baseia-se em um questionário respondido por educadores e pais em vários países da América Latina (Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai) e da Europa (Alemanha, França, Itália, Portugal e Suécia), com o objetivo de traçar um paralelo sobre as vivências e experiências adquiridas no primeiro impacto com as mudanças trazidas pela COVID-19. O questionário foi respondido por educadores e pais de alunos de diferentes níveis de ensino, de escolas públicas e privadas, com a finalidade de visualizar a diversidade de informações sobre o momento vivido e relacionar as convergências e divergências em relação a procedimentos adotados pelas escolas na continuidade dos processos educativos, visto a obrigatoriedade do afastamento do convívio escolar. Ao analisar as respostas dos entrevistados, notou-se que houve um empenho em minimizar os impactos do isolamento social na educação através do engajamento dos professores, mudanças nos métodos e o esforço dos pais em proporcionar o suporte para seus filhos, mesmo que dentro da sua realidade social, em cada país contemplado pelo recorte.

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Biografia do Autor

Sandra Andréa Berro Maia, Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

Sandra Andréa Berro Maia, formada em Pedagogia pela PUC Uruguaiana, pós graduada em Educação Infantil e Novas Tecnologias.Atuo na Educação Infantil EMEI Cecília Meoreles  e Ensino Fundamental Instituto Laura Vicuna. Mestranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Ana Beatriz de Souza Cunha, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do curso de Ciências da Natureza- UNIPAMPA

Andréa Magaler Berro Vernie, Universidade Federal do Pampa

Professora da rede estadual de educação/RS, Pós Graduanda em "Novas Tecnologias aplicadas a educação, pela PUC?RJ. Mestra em educação pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Doutoranda pelo  mesmo programa

Patrícia Wazlawick, Faculdade Antonio Meneghett

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e atua no núcleo interdisciplinar de pesquisa da AMF.

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Publicado

2022-03-12