Percepções iniciais de educadores e pais frente à pandemia: um recorte de realidades entre países da Europa e América Latina
Resumo
Este trabalho é um recorte das diferentes realidades vividas por educadores, pais e alunos em diferentes países, frente à pandemia ocasionada pela COVID-19. Almejou-se refletir sobre as dificuldades que esse novo normal causou em diferentes países, observando os desafios que cada indivíduo teve que solucionar, como aprimoramento de conhecimentos tecnológicos e habilidades emocionais. Este recorte baseia-se em um questionário respondido por educadores e pais em vários países da América Latina (Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai) e da Europa (Alemanha, França, Itália, Portugal e Suécia), com o objetivo de traçar um paralelo sobre as vivências e experiências adquiridas no primeiro impacto com as mudanças trazidas pela COVID-19. O questionário foi respondido por educadores e pais de alunos de diferentes níveis de ensino, de escolas públicas e privadas, com a finalidade de visualizar a diversidade de informações sobre o momento vivido e relacionar as convergências e divergências em relação a procedimentos adotados pelas escolas na continuidade dos processos educativos, visto a obrigatoriedade do afastamento do convívio escolar. Ao analisar as respostas dos entrevistados, notou-se que houve um empenho em minimizar os impactos do isolamento social na educação através do engajamento dos professores, mudanças nos métodos e o esforço dos pais em proporcionar o suporte para seus filhos, mesmo que dentro da sua realidade social, em cada país contemplado pelo recorte.
Downloads
Referências
ARCELOS, G. T.; BATISTA, S. C. F. Ensino Híbrido: aspectos teóricos e análise de duas experiências pedagógicas com Sala de Aula Invertida. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 2, p. 60-75, 2019.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo, Portugal: Edições 70, 225p., 2000.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm> Acesso em: 25 set 2020.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 mar. 2020. Seção 1, p. 39.
DE CAMARGO, D.; BULGACOV, Y. L. M. Recuperação histórica do conceito de emoção em Vigotski: contribuição para a tese da indissociabilidade da emoção na atividade humana. International Journal of Developmental and Educational Psychology, v. 1, n. 1, p. 213-219, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3498/349851776024.pdf. Acesso em: 23 mar 2021.
GARDNER, H.; DAVIS, K. La generación APP. Cómo los jóvenes gestionan su identidade, su privacidad y su imaginación en el mundo digital. Buenos Aires: Paidós, 2014.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora, 2012.
MENEGHETTI, A. Superficialidade do poder digital. Os desvios da juventude mundial. p. 101-111. In: MENEGHETTI, A. Os jovens e a ética ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.
MORAIS, Ione et al. Ensino Remoto Emergencial: Orientações básicas para elaboração do plano de aula. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/29767/1/ENSINO%20REMOT O%20EMERGENCIAL_proposta_de_design_organizacao_aulas.pdf> Acesso em: 30 set 2020.
ORTEGA, L. M. R.; DE QUEIRÓZ, T. Z. P. Currículo na educação a distância online. Pedagogia em Ação, v. 8, n. 1, 2016. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/12320>. Acesso em 16 jun 2020.
SCHIMIGUEL, J.; FERNANDES, M. E.; OKANO, M. T. Investigando aulas remotas e ao vivo através de ferramentas colaborativas em período de quarentena e Covid-19: relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e654997387-e654997387, 2020.
SENHORAS, E. M.. Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.