Objetivos de desenvolvimento sustentável (ods): um olhar acerca dos anais do congresso “uma nova pedagogia para a sociedade futura”
Resumo
Tendo como motivação os desafios da contemporaneidade e a urgência na implementação de práticas sustentáveis, este trabalho apresenta uma revisão de literatura balizada pela metodologia de análise de conteúdo, proposta por Bardim (2000). Foi realizado o levantamento e análise, dos trabalhos que discorrem sobre a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), relacionados a educação nos diferentes contextos, tendo como indicadores de busca as palavras ou expressões (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desenvolvimento, sustentável ou sustentabilidade), investigou-se esses indicadores no título, resumo e palavra-chave. Do total de 264 trabalhos, oito atenderam a proposta da pesquisa, destacando a relevância dos trabalhos apresentados e o crescimento significativo da importância do evento para o contexto acadêmico. Quanto aos resultados obtidos com a análise dos trabalhos apurou-se que: dois trabalhos referem-se a práticas sócio ambientais desenvolvidas na localidade Recanto Maestro, quatro trabalhos apresentam projetos, destes dois projetos desenvolvidos por acadêmicos da Faculdade Antonio Meneghett, e outros dois relatam sobre projetos desenvolvidos por atores externos a Faculdade, os projetos demostram compromisso com a sustentabilidade, tendo explicito ou como pano de fundo os ODS. Os dois últimos trabalhos presentes na revisão apresentam análise de conceitos, sendo um relacionados ao setor empresarial e outro a atuação protagonista dos jovens frente a propostas sustentáveis. Reiterando sobre a qualidade dos trabalhos e a necessidade de intensificar as produções visando atender a proposta demandada pelos ODS, o pensar e o agir de forma sustentável perpassa pela educação. O estudo sugere ser imprescindível incentivar a produção acadêmica a cerca dessa temática.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo, Portugal: Edições 70, 225p., 2000.
DA SILVA DOARTE, Débora; DE OLIVEIRA SUTEL, Roberta. O jovem protagonista responsável, autor de suas conquistas e contribuidor para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, p. 979-981, 2018. Disponível em: https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/420/446. Acesso em: 20 de mar. de 2021.
DE FREITAS, Amanda Pereira; BATINGA, Verônica Tavares Santos. Tendências de pesquisa sobre a Resolução de Problemas em Química no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1725-1.PDF . Acesso em: 5 de fev. de 2019.
DE SOUZA SAAD, Danielle; FOLETTO, Jussara; MACHADO, Marcos Vinicios. A sustentabilidade centrada no trabalho do indivíduo. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, p. 726-728, 2018. Disponível em: https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/379/389. Acesso em: 20 de mar. de 2021.
EYNG, Leia Mayer et al.. Objetivos de desenvolvimento sustentável (ods): novas metas e velhos desafios para inclusão e sustentabilidade por meio da educação. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/44913. Acesso em: 24 de mar. 2021.
GALLON, Mônica da Silva et al. Feiras de ciências nos ENPECs (1997-2015): identificando tendências e traçando possibilidades. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1722-1.pdf. Acesso em: 05 de dez. de 2018.
GOMES, Rafael Pacheco. Projeto Eureka!. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, p. 616-620, 2016. Disponível em: https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/204/223. Acesso em: 20 de
GOYA, Walter Akio et al. Projeto Eco-Eletro: segurança, renda e Realização Pessoal Através da Destinação Adequada de REEEs. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, p. 429-437, 2016. Disponível em: https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/181/203. Acesso em: 20 de mar. de 2021.
HERMES, Pedro Henrique; PFÜLLER, Débora Franciele. Projeto pequenos cidadãos: cidadania e protagonismo responsável em crianças do ensino fundamental. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, p. 684-686, 2018. Disponível em: https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/385/379. Acesso em: 20 de mar. de 2021.
MARZARI, Jean Missio. Aulas Atitude Empreendedora: Jovem e Tecnologia. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, p. 88-90, 2018. Disponível em: https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/359/284. Acesso em: 20 de
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo. O Brasil e os desafios da educação e dos educadores na Agenda 2030 da ONU. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 1, n. 3, p. 22-33, 2019. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/35/26. Acesso em: 20 de mar. de 2021.
RUBIN, Martina Bopp; MELLO, Mario Fernando. A importância da educação empreendedora para a criação de empresas sociais e desenvolvimento de líderes sustentáveis. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, p. 164-172, 2018. Disponível em: https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/394/294. Acesso em: 20 de mar. de 2021.
SACHS, I. Desenvolvimento Includente, Sustentável e Sustentado. Rio de Janeiro. 2011.
SCHEID, Júlio Cezar; SCHEID, Jane de Fátima Foliatti. Estratégias de práticas para a promoção sustentável–enfoque no protagonismo do líder. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, p. 298-311, 2016. Disponível em: https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/167/190. Acesso em: 20 de
WAZLAWICK, Patrícia. Jovens & ODS: Ações e resultados para a cidadania global no contexto social local da 4ª Colônia de imigração italiana no Rio Grande do Sul. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, p. 204-214, 2018. Disponível em: https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/258. Acesso em: 20 de mar. de 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.