O plágio como fenomenização do estereótipo da preguiça e a pedagogia necessária para uma mudança de cultura
Resumo
A presente pesquisa aborda a questão do plágio como uma forma de fenomenização do estereótipo da preguiça, seguindo a visão da Ontopsicologia e da cultura brasileira. Para tal, aborda-se a questão da tecnologia como um facilitador para o cometimento de plágios. Assim sendo, o principal objetivo dessa pesquisa é correlacionar o plágio com uma cultura que fomenta a preguiça. Tendo como enfoque, a pedagogia que é preciso ter para que não se cometa tal ato com conteúdo de outrem. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com base em publicações científicas, periódicos, livros e anais, por meio do modo dedutivo partiu-se dos conceitos gerais do plágio para o modo cultural que o brasileiro possui, correlacionando com a visão da Ontopsicologia que trata o estereótipo da preguiça. Como resultados se verificou que os brasileiros são tarjados como culturalmente preguiçosos e necessitam de uma pedagogia do fazer, desde jovens para que atos como estes do plágio, não sejam cometidos.
Downloads
Referências
BRASIL. LDA: LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em 20-04-2020
GARSCHAGEN, Bruno. Universidade em tempos de plágio. S.d. Disponível em: <http://www.fev.edu.br/canais/docentes/publica/principal.php?pr=1399&nt=54>. Acesso em: 13 mai. 2020
MENEGHETTI. A. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
MENEGHETTI. A. Antonio Meneghetti Sobre Jovens e Realidade Cotidiana. 1. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2017.
PASSADO. Zé Carioca e o imperialismo americano no Brasil. 2016. Disponível em: https://asspassado.wordpress.com/2016/07/10/ze-carioca-e-o-imperialismo-americano-no-brasil/ . Acesso em 09-04-2020.
VASCONSCELOS, S. Aumento da produção científica brasileira alerta para ocorrência de plágio. 2011. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/aumento-da-produ%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica-brasileira-alerta-para-ocorr%C3%AAncia-de-pl%C3%A1gio. Acesso em 10-04-2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.