Literatura pedagógica: um recurso didático para incentivar aprendizagem na educação inclusiva
Resumo
O trabalho intitulado como “Literatura Pedagógica: um recurso didático para incentivar a aprendizagem na Educação Inclusiva”. Tem como objetivo desenvolver um recurso didático, forma de literatura pedagógica, direcionado ao ensino interdisciplinar na Educação Inclusiva. O público alvo são oito alunos com Dificuldades específicas de aprendizagem, com idade entre 8 a 15 anos, matriculados na rede Municipal de Paraíso do Sul, no Rio Grande do Sul. O livro produzido através da metodologia sequência didática, deve apresentar: rimas, parlenda, parodia, acróstico, cantigas e poemas. A justificativa deste projeto é oportunizar aos sujeitos o aprimoramento da autonomia e protagonismo que surgem novas habilidades, através do reconhecimento do seu verdadeiro potencial com o uso da leitura e escrita de diversos tipos textuais. O resultado é o livro físico intitulado “Expressão: Vez & Voz” apresentando o resultado dos estudos dos gêneros textuais analisados, as escritas e ilustrações dos alunos, assim como a história do Atendimento Educacional Especializado.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA. Código de ética do Psicopedagogo. 2019. Disponível em: http://www.saopauloabpp.com.br/codigo_de_etica.pdf. Acesso em: 15 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 12 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 12 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF: MEC, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº7/2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
Brasília, DF: MEC, 2010. Disponível em: http://portalmec.gov.br. Acesso em: 10 nov. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.296/2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 19 nov. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência. Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 15 out. 2020.
CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. 2015. Disponível em: documentos/relatorio-do-comite-da-onu-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia-traduzido-em-portugues. Acesso em: 17 nov. 2020
FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI (Org.) Formando lideranças para o desenvolvimento futuro: compartilhando experiências/ Fundação Antonio Meneghetti (Org.). Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.
HUDSON, D. Dificuldades específicas de aprendizagem, ideias práticas para trabalhar com: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, TDAH, TEA, síndrome de asperger, Toc. Petrópolis: Vozes, 2019.
MENEGHETTI, A.. A psicossomática na ótica Ontopsicológica. 4. ed. Recanto Maestro, São João do Polêsine: Ontopsicológica Editora Universitária, 2019.
SALGADO, P. A. D.; SOUZA, M. A. de. A atitude interdisciplinar como proposta de acolhimento nos processos de inclusão escolar. Revista Interdisciplinaridade, São Paulo, v. 10, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/32443. Acesso em: 10 nov. 2020.
WORTHINGTON, A. (org.). The Fulton special education digest. 2003. Londres: David Fulton Publishers, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.