Atos agressivos de docentes em crianças da educação infantil e anos iniciais
Resumo
O presente estudo problematiza as situações de atos agressivos cometidos por professores nas relações entre professores e alunos na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa delimitou os seguintes objetivos específicos: a) identificar se os participantes viveram situações de agressividade causadas por professores; b) compreender se há relação entre os atos agressivos, vindo de professores e as mudanças no comportamento e rendimento das crianças; c) analisar as possíveis razões dos atos agressivos dos professores e se existe algum encaminhamento para os envolvidos; d) compreender se a formação acadêmica possibilita que os professores saibam como agir frente a situações problema. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados um questionário respondido por nove pessoas (três acadêmicos do curso de pedagogia, quatro pedagogos e dois conselheiros tutelares) por meio do aplicativo de WhatsApp. Nas análises e discussões dos dados levantados na pesquisa, percebi que embora existam produções científicas, ainda persistem, nos contextos escolares, situações hostis e insolúveis no que se refere aos atos agressivos causados por professores e seus desdobramentos. Conclui-se que os atos agressivos de docentes em crianças reforçam e intensificam o comportamentos visto como indesejado pelos professores; a postura do professor influencia e desencadeia o bullying entre os pares; as razões dos atos agressivos vindos dos professores variam; há ausência de instrução, orientação e encaminhamentos nestes casos; ocorrem mudanças no comportamento e rendimento escolar dos alunos; assim como, a constatação de que os professores também podem marcar negativamente seus alunos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.