Educação Transformadora e(m) diálogo com a Pedagogia Ontopsicológica: como ser um professor inovador?

Autores

Resumo

Muito se fala na contemporaneidade de Educação Inovadora ou de Educação Transformadora, são con­ceitos que, podemos dizer, definitivamente, “estão na moda”. Mas, de fato, o que isto significa? Este trabalho nasce de perguntas e constantes inquietações acerca da figura do(a) professor(a) e do proceder da Educação e da Pedagogia contemporâneas, principalmente considerando as realidades que se impuseram as Escolas e à Educação de modo geral a partir de março de 2020, com o advento da pandemia de Covid­-19 e nos possíveis contextos de pós­-pandemia. O objetivo geral é discutir, analisar e estudar como são possíveis e acontecem estas novas pe­dagogias, tendo como foco principal a figura, a pessoa dos educadores e professores que trabalham e pretendem trabalhar com inovação em suas escolas e em suas áreas de atuação. Além disso, uma ênfase fundamental é dada ao aspecto da formação e da aprendizagem continuada ao longo da vida (life long learning), seja para os educadores, que para os alunos. Tendo a fundamentação teórica nas áreas da Educação/Pedagogia decidimos tecer diálogos com a proposta da Pedagogia Ontopsicológica, para verificarmos como seria possível ser um professor inovador. O método de pesquisa configura­-se no viés qualitativo, sendo realizado um estudo teórico interdisciplinar. Os resultados apresentam características e formas de ser, agir e pensar do professor inovador, que são fundamentais para as pedagogias do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Wazlawick, Faculdade Antonio Meneghetti (AMF)

Doutora em Psicologia (UFSC), Mestre em Psicologia (UFPR), Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia, Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF), professora universitária, Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia, gestora administrativo-financeira (AMF).

Downloads

Publicado

2022-04-20