A aplicação do design para o uso pedagógico
Resumo
O design é uma área que se formalizou academicamente há poucas décadas, mas que nos últimos anos tem crescido cada vez mais e ganhando espaço tanto no mercado quanto no ensino, iremos abordar a importância do design na sociedade, como devemos aplicá-lo em relação ao cenário acadêmico e pedagógico atual, usando como base o critério da Pedagogia Ontopsicológica e buscando resgatar o conceito base da palavra design, que por sua vez significa projetar uma solução funcional para o contexto externo. Mostra a aplicação direta com o conceito de Life Long Learning usando o design como ferramenta de escola, na formação de profissionais e pessoas criativas frente à resolução de problemas, não só nas áreas que envolvam “criação”, mas de forma interdisciplinar, aplicando em diversos setores e diferentes situações. Usaremos como base dois conceitos chaves do design para aplicação pedagógica, a visão crítica frente aos problemas e a solução criativa para resolução de uma problemática, usando isso para a construção de uma mentalidade com o foco na resolução, não apenas no problema. Mostraremos quais as reformulações necessárias no atual conceito de design para que seja usado como formação e geração de resultados para o indivíduo. Com base nisso traremos uma visão interdisciplinar do uso do design no ensino e como ele aplicado pode mudar o cenário da sociedade e da pedagogia atual, mas buscando respeitar a sua raiz teórica para que não se perca a essência do que é o design, assim como o uso da metodologia projetual para viabilizar do mesmo para uso como ferramenta pedagógica.Downloads
Referências
MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.
BONSIEPE, G. Design, Cultura e Sociedade. 2.ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.