A ARTE DO BRINCAR LIVRE

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA ONTOPSICOLÓGICA NA ERA DIGITAL

Auteurs-es

Mots-clés :

educação infantil; tecnologia; brincar livre; autonomia e protagonismo; desenvolvimento integral; pedagogia ontopsicológica

Résumé

O brincar livre é uma atividade fundamental para o desenvolvimento na educação infantil, permitindo que a criança explore o mundo de forma autônoma e criativa. A pedagogia ontopsicológica compreende a importância do brincar livre, valorizando a subjetividade e a autonomia da criança para formação integral do ser.

Este artigo tem como objetivo analisar um case realizado na UP espaço multiprofissional na aplicação do brincar livre para o desenvolvimento integral da criança, considerando a perspectiva da pedagogia ontopsicológica, assim tirando as crianças da frente das telas e dessa passividade diante da era digital e instigando-as a serem produtoras de conteúdo através do autoconhecimento de si mesmas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2025-01-27