Crianças protagonistas e socialmente promissoras: A Formação do ser em um contexto de ciências e tecnologia.

Autores

  • Clotilde Panciera Grazziotin EMEI Cecília Meireles
  • Maria Fernanda Zadra Pereira da Silva EMEI Cecília Meireles
  • Natália Madeira Castello Branco EMEI Cecília Meireles
  • Silvana de Menezes Pereira Dias EMEI Cecília Meireles
  • Luciana Pinheiro Silveira Alfaro EMEI Cecília Meireles

Palavras-chave:

criança, investigar, protagonismo, experiências, pesquisa

Resumo

Este relato é decorrente do evento pedagógico Borboletrando Ciência e Tecnologia que acontece semestralmente na escola de educação infantil Cecília Meireles no município de Uruguaiana - RS. O problema que norteia a investigação é a compreensão  de como incentivar o desenvolvimento de competências e habilidades que propiciem às crianças estabelecer relações dentro de contextos investigativos, ampliando seu repertório de conhecimento? O objetivo do trabalho é :  Proporcionar às crianças o conhecimento científico dos experimentos e o  enriquecimento do seu repertório cognitivo, destacando as práticas de letramento existentes na escola, com intencionalidade e foco no protagonismo das crianças. A metodologia de trabalho foi a realização de uma feira de ciências que se deu no ginásio de esportes da escola, em que as crianças puderam socializar as experiências já vivenciadas nas salas referência e sistematizadas nesta mostra a toda a comunidade escolar, onde nossos pequenos foram os protagonistas. O evento obteve ótimos resultados, referenciados pelo envolvimento das crianças, famílias e educadores, bem como, pela valorização e protagonismo infantil .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Maria Fernanda Zadra Pereira da Silva , EMEI Cecília Meireles

Formada em Pedagogia habilitação Supervisão Escolar no ano de 2001 pela URCAMP Alegrete. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco no ano de 2005. Formada em Tecnólogo em Recursos Humanos no ano de 2010 pela Anhanguera. Coordenadora Pedagógica na rede municipal.

Natália Madeira Castello Branco, EMEI Cecília Meireles

Formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul no ano de 2010.
Especialista em Neuropsicopedagogia. Especialista em Análise do Comportamento-ABA.
Orientadora Pedagógica na rede municipal de educação e coordenadora pedagógica na rede privada.

Silvana de Menezes Pereira Dias, EMEI Cecília Meireles

Formada em Pedagogia e pós graduada em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva.

Luciana Pinheiro Silveira Alfaro, EMEI Cecília Meireles

Pedagoga, Especialista em educação especial e inclusiva, psicopedagogia Clínica e institucional, neurociência aplicada à educação,
Especialista na Abordagem Regio Emilia, especialista no método ABA...

Ficheiros Adicionais

Publicado

2025-01-27