Crianças protagonistas e socialmente promissoras: A Formação do ser em um contexto de ciências e tecnologia.
Palavras-chave:
criança, investigar, protagonismo, experiências, pesquisaResumo
Este relato é decorrente do evento pedagógico Borboletrando Ciência e Tecnologia que acontece semestralmente na escola de educação infantil Cecília Meireles no município de Uruguaiana - RS. O problema que norteia a investigação é a compreensão de como incentivar o desenvolvimento de competências e habilidades que propiciem às crianças estabelecer relações dentro de contextos investigativos, ampliando seu repertório de conhecimento? O objetivo do trabalho é : Proporcionar às crianças o conhecimento científico dos experimentos e o enriquecimento do seu repertório cognitivo, destacando as práticas de letramento existentes na escola, com intencionalidade e foco no protagonismo das crianças. A metodologia de trabalho foi a realização de uma feira de ciências que se deu no ginásio de esportes da escola, em que as crianças puderam socializar as experiências já vivenciadas nas salas referência e sistematizadas nesta mostra a toda a comunidade escolar, onde nossos pequenos foram os protagonistas. O evento obteve ótimos resultados, referenciados pelo envolvimento das crianças, famílias e educadores, bem como, pela valorização e protagonismo infantil .