A pedagogia ontopsicológica e a construção de saberes geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Nos anos inicias do ensino fundamental, são tratados os mais diversos conceitos, também os de Geografia que nessa situação são abordados levando em consideração a dimensão dos espaços, iniciando-se por espaços mais próximos até chegar, ao longo do processo escolar, em espços maiores. Trataremos nesse projeto dos estudos de geografia do município para escolas do campo. Para isso, buscarão subsídios na Pedagogia Ontopsicológica, para que os estudantes ao perceberem o espaço a sua volta também possam se perceber e assim obter conhecimento do meio onde vive e de si próprios, desenvolvendo-se e desenvolvendo o lugar onde vivem também. Os estudantes dos anos iniciais irão desenvolver em sala de aula inúmeras atividades envolvendo percepção, sensações, observação, relação e também a descrição, apoiados em conceitos que são importantes tanto os da Geografia como os da Pedagogia Ontopsicologica, assim os alunos poderão criar suas metodologias próprias de aprendizagem, pois serão os responsáveis e também os protagonistas da aquisição de conhecimento. Por isso trabalhar com estudantes nos anos iniciais para que desde cedo comecem de forma muito singela a mudar seus hábitos e manter uma relação mais sustentável e feliz com o ambiente onde estão inseridos.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.