Vivenciando a Ontopsicologia: a experiência de aprendizagem na dimensão do “ser pessoa”
Resumo
Este artigo é fruto das reflexões teórico-práticas vivenciadas em atividades de sala de aula na disciplina de “Teorias do desenvolvimento, personalidade e Ontopsicologia” ministrada na turma mensal, modelo modular do Bacharelado em Ontopsicologia da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF. Neste artigo, tem-se por objetivo apresentar o resultado da experiência vivenciada pelos alunos ao realizar o contato direto com material de acervo do autor da teoria. A dinâmica da aula baseou-se nas metodologias ativas de ensino que constitui na aprendizagem do aluno em seu ritmo e tempo e nas relações de interação com o grupo e a professora. O conteúdo teórico em questão faz parte da unidade de ensino que aborda a teoria: ontopsicologia da personalidade com as contribuições de Hall, et. al, (2000) e Meneghetti em diferentes obras (2008), (2010), (2012), (2015), (2017) e (2020). Para a construção dos relatos utilizamos os registros escritos dos próprios alunos ao descreverem a experiência vivenciada, para este fim utilizou-se recorte de falas dos acadêmicos. Como resultado apresentamos as reflexões individuais e a compreensão dinâmica que possibilitou o conhecimento do aqui e agora da atividade proposta.
Downloads
Referências
HALL, C.; LINDZEY, G.; CAMPBELL, J. Teorias da Personalidade. 4. ed. trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
PAIVA, M, R, F; PARENTE, J, R, F; BRANDÃO I, R; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. v. 15, n. 02, p.145 - 153, jun./dez. 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049. Acesso em: 12 mar. 2021.
MENEGHETTI, A. Nova Fronda Virescit Introdução à Ontopsicologia para jovens. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2008.
MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.
MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
MENEGHETTI, A. Fisicidade e Ontologia: a relação crítica entre física nuclear e Ontologia. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.
MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… Inteligência e Donnità. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.
MENEGHETTI, A. OntoArte: o Em Si da arte. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2020.
MORAN, J. Mudando a Educação com Metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: PROEX/UEPG, 2015. v. II. (Coleção Mídias Contemporâneas).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.