Vivenciando a Ontopsicologia: a experiência de aprendizagem na dimensão do “ser pessoa”

Autores

  • Carmen Ivanete D'Agostini Spanhol Faculdade Antonio Meneghetti
  • Thayse Smek Uberna Faculdade Antonio Meneghetti
  • Valentina Krause Noronha Faculdade Antonio Meneghetti
  • Ana Maria Barros de Souza

Resumo

Este artigo é fruto das reflexões teórico-práticas vivenciadas em atividades de sala de aula na disciplina de “Teorias do desenvolvimento, personalidade e Ontopsicologia” ministrada na turma mensal, modelo modular do Bacharelado em Ontopsicologia da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF. Neste artigo, tem-se por objetivo apresentar o resultado da experiência vivenciada pelos alunos ao realizar o contato direto com material de acervo do autor da teoria. A dinâmica da aula baseou-se nas metodologias ativas de ensino que constitui na aprendizagem do aluno em seu ritmo e tempo e nas relações de interação com o grupo e a professora. O conteúdo teórico em questão faz parte da unidade de ensino que aborda a teoria: ontopsicologia da personalidade com as contribuições de Hall, et. al, (2000) e Meneghetti em diferentes obras (2008), (2010), (2012), (2015), (2017) e (2020). Para a construção dos relatos utilizamos os registros escritos dos próprios alunos ao descreverem a experiência vivenciada, para este fim utilizou-se recorte de falas dos acadêmicos. Como resultado apresentamos as reflexões individuais e a compreensão dinâmica que possibilitou o conhecimento do aqui e agora da atividade proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Ivanete D'Agostini Spanhol, Faculdade Antonio Meneghetti

Doutora em Educação (UDELMAR-CL e UFSCar- SP). Mestre em Psicologia (PUCRS). Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade estatal de São Petersburgo, Rússia (SPbU – RU). Psicóloga, Professora e pesquisadora na Antonio Meneghetti Faculdade (AMF/RS). E-mail: carmenspanhol@gmail.com

Thayse Smek Uberna, Faculdade Antonio Meneghetti

Aluna do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, Antonio Meneghetti Faculdade (AMF). Pedagoga e professora da Educação Infantil.  E-mail: thayse_uberna@hotmail.com

Valentina Krause Noronha, Faculdade Antonio Meneghetti

Aluna do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, Antonio Meneghetti Faculdade (AMF). Monitora voluntária nos cursos de graduação da AMF e atuante na área de Recursos Humanos. E-mail: valentinaknoronha@gmail.com

Ana Maria Barros de Souza

Aluna do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia, Antonio Meneghetti Faculdade (AMF). Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais (PUC/RS), Pós-graduada em Direito Processual (UNAMA-AM). Servidora pública do Ministério Público do RS, na Promotoria de Justiça de Agudo e como Consteladora Familiar Sistêmica. E-mail: anabarrosconsteladora@gmail.com

Referências

HALL, C.; LINDZEY, G.; CAMPBELL, J. Teorias da Personalidade. 4. ed. trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

PAIVA, M, R, F; PARENTE, J, R, F; BRANDÃO I, R; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. v. 15, n. 02, p.145 - 153, jun./dez. 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049. Acesso em: 12 mar. 2021.

MENEGHETTI, A. Nova Fronda Virescit Introdução à Ontopsicologia para jovens. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2008.

MENEGHETTI, A. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

MENEGHETTI, A. Fisicidade e Ontologia: a relação crítica entre física nuclear e Ontologia. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2015.

MENEGHETTI, A. Antonio Meneghetti sobre… Inteligência e Donnità. Recanto Maestro, São João do Polêsine, RS: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.

MENEGHETTI, A. OntoArte: o Em Si da arte. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2020.

MORAN, J. Mudando a Educação com Metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: PROEX/UEPG, 2015. v. II. (Coleção Mídias Contemporâneas).

Downloads

Publicado

2022-04-13