Os conteúdos de geografia propostos pela base nacional comum curricular do ensino fundamental dos anos finais e a pedagogia ontopsicológica
Resumo
Pretende-se com esse documento fazer uma breve análise de como os objetos de conhecimento e habilidade de geografia, elencados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem contribuir para que o estudante se desenvolva segundo o escopo da Pedagogia Ontopsicológica. Considerando os objetos de conhecimento elencados dentro do eixo temático o Sujeito e Seu Lugar no Mundo, para os quatro anos finais do ensino fundamental dentro do componente curricular de Geografia, se discutiu a possibilidade de uma abordagem metodológica que permita o “Sujeito Fazer e Saber Si Mesmo”.Destaca-se também a importância de pensar esse processo todo segundo o conceito de Pedagogia que Meneghetti (2014) traz, “a arte de como coadjuvar ou evolver uma criança a realização”.Dessa forma todos os assuntos a serem considerados em sala de aula e no ambiente educacional como um todo deve ter sempre como protagonista o sujeito aprendente, pois, somente ele tem as indicações do que e de que forma os conceitos abordados, vão lhe trazer a realização e o autoconhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem trabalhos a esta conferência aceitam os seguintes termos:
a) Autores retêm os direitos de autoria do trabalho, enquanto permitem à conferência disponibilizar o trabalho não publicado sob uma licença Creative Commons Attribution License, que permite o livre acesso, uso e divulgação/compartilhamento do trabalho, com indicação de autoria e sua apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores são autorizados a abrir mão dos termos da licença Creative Commons e assumir outros arranjos contratuais separados para a distribuição não-exclusiva e subseqüênte publicação do trabalho (ex.: publicar uma versão revista numa conferência, armazenar em repositório institucional, ou publicar como capítulo de um livro), com indicação de sua apresentação inicial nesta conferência.
c) Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes e após a conferência.